sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A paz que somos

A paz não é apenas
a flor branca
nas pontas de uma vida.
A paz é a raiz e a seiva,
é a árvore toda.


A paz não se improvisa
num gesto de teatro
alvoroçando bandeiras.

A paz se é
estando em paz consigo,
com Deus e com o Mundo.


A paz é sermos paz,
pensando paz,
falando em paz,
fazendo paz.


Temos a paz que somos,
a paz que damos,
a paz que recebemos
d'Aquele que é a Paz.



Autor: Pedro Casaldáliga

Festa da Sagrada Família

Harmoniza-se com o ciclo do Natal, constitui uma festa da manifestação do Senhor. Celebra-se dentro do domingo da oitava do Natal ou, se não houver nenhum domingo dentro da oitava, celebra-se no dia 30 de dezembro.
A liturgia desta festa descreve o equilíbrio familiar como fruto do mútuo respeito entre pais e filhos.
"A vida de Jesus de Nazaré esconde um grande mistério. Ele escolheu o realismo da situação humana, marcada pela simplicidade, pelo anonimato, pelo trabalho [...] A caridade vivida no dia a dia, a proximidade das pessoas, os problemas da vida em comum, superados pelo amor de oblação, fazem da Família de Nazaré o mais encantador modelo de vivência familiar" (GOEDERT, Valter Maurício, Nasceu o Salvador. São Paulo: Paulinas, 2004. p. 126).

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O natal continua!

Feliz Natal!

Hoje não é mais 25 de dezembro mas, entre nós cristãos católicos, podemos continuar a desejar Feliz Natal, pois essa festa se extende por mais alguns dias. A encarnação contém muita beleza e mistério para caber dentro de somente um dia.


O tempo do Natal vai da véspera, 24 de dezembro, até a festa do Batismo do Senhor, que acontecerá em 15 de janeiro. E ainda, nos oito dias que suscedem o solenidade do Natal celebramos a Oitava. São dias marcados por festas significativas, como: a festa do primeiro mártir de Cristo: Santo Estevão, dia 26 de dezembro; festa de São João Evangelista, no dia 27 de dezembro; festa dos Santos Inocentes, mártires que deram testemunho de Cristo com o próprio sangue.


O Natal é um tempo em que celebramos e comemoramos o início da manifestação do Senhor entre nós. Não reduzamos o Natal a apenas um dia, como se fosse apenas o aniversário de alguém muito importante. Natal é muito mais, é o mistério de amor de Deus por nós. É o mistério da encarnação do Filho de Deus. É o mistério que nos salva! Portanto, Feliz Natal a você, minha irmã e meu irmão!
------------------------------------------------------

Você pode se aprofundar mais sobre o assunto no livro: Natal - Deus se fez um de nós

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Palavras para o natal

Partilhamos com você as palavras que Ir. Maria Antonieta Bruscato, nossa superiora geral que mora em Roma, escreveu a todas as Irmãs Paulinas do mundo. Palavras que podem ajudá-lo nesse caminho de vivência do natal.
-----------------------------------------------------------------
Roma, Santo Natal de 2011

Caríssimas irmãs e jovens em formação,


Poucos dias nos separam da celebração do Natal. A “peregrinação” do Advento – vivido na espera vigilante, na busca do essencial e no clima do “silêncio eloquente” da Palavra – está para ser concluída, mais uma vez, no coração da noite para a qual, como por encanto, nos conduz o evangelista Lucas (cf. Lc 2,1-14): «Havia, naquela região, pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do rebanho». Num átimo se acende uma luz na escuridão. Às pessoas que, geralmente, “não se dá importância”, não são notícia, foi dada a mais bela das notícias: «uma grande alegria, que será de todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor». Envoltos na luz, depois do susto e do medo, os pastores se deram conta da alegria anunciada. Deus havia se lembrado deles, havia pensado neles: os menores, os necessitados, os excluídos. A surpresa se traduz, mais tarde, em vigília de adoração aos pés do Menino.

Este anúncio de alegria, caríssimas, HOJE nos atinge e nos torna contemporâneas daquele evento. Sintamo-nos no centro dos pensamentos e do amor do Pai. Sintamo-nos nascer com aquele Menino que nos reconcilia com a fragilidade e a pequenez, até mesmo com os nossos limites. No «sinal» que Deus nos oferece («um menino envolto em faixas, deitado numa manjedoura») está contido, de fato, o “segredo” para assumir e viver o próprio limite como “lugar” de acolhimento recíproco, de comunhão, de misericórdia.

Maria nos ensine, neste Natal do seu Filho, a cuidarmos dele, que se esconde na nossa pequenez, na “carne” de cada ser vivente, agora sua morada até o fim dos tempos. Ensine a fazê-lo nas “liturgias cotidianas” da vida, na ternura do olhar, na gentileza em tratar as pessoas, nas palavras recheadas de caridade. Só assim poderá realizar-se aquilo que os anjos cantaram na Noite Santa: «Glória a Deus no mais alto dos céus, e na terra paz aos homens que ele ama».

Concluo esta breve mensagem para cada uma de vocês, fazendo meu um texto do bem-aventurado Tiago Alberione:

Diante do presépio, que graça pediremos? Por meio de Maria, por meio de são José, por meio dos anjos que desceram do céu para cantar o «gloria in excelsis Deo et in terra pax hominibus», focalizar isto: viver em Cristo o apostolado. «Gloria in excelsis Deo et in terra pax hominibus bonae voluntatis»: este é o programa de Jesus, este é o programa da irmã, de nós consagrados a Deus. Honrar a Deus e levar a paz, isto é, a graça aos homens de boa vontade… Grande é o apostolado! Seja cada vez mais espiritual, tenha sempre uma finalidade: as almas.

Bom Natal e feliz Ano novo. Com afeto,

Ir. Maria Antonieta Bruscato
Superiora Geral

domingo, 25 de dezembro de 2011

Natal do Filho de Deus. Natal dos filhos de Deus.




Celebrar o natal é celebrar a bondade de Deus que, em seu Filho Jesus, nos tornou filhos e filhas também.

Celebrar o natal é colocar-se ao lado de Maria para dela aprender a docilidade ao Espírito que deseja formar Cristo em nós e nos conduz a comunicá-lo a humanidade.

Celebrar o natal é abrir o próprio coração ao amor, à bondade, à solidariedade, à ternura para quem, como nós como nós e conosco é filho e filha de Deus.

Ir. Maria Dolores Massaretti, fsp

sábado, 24 de dezembro de 2011

Natal, noite de luz!




















No princípio, criando o céu e a terra,
Deus começou sua ação; vencendo as trevas criou a luz.
Terminará sua obra eliminando as trevas, inundará tudo de luz.


A luz de Deus já está chegando, chega como o sol,
Projeta sua claridade antes de nascer.
A alvorada antecipa a luz do dia.
A alvorada de Deus é Jesus cristo.
Ele nos antecipa a chegada de Deus.


Jesus é a vida humana nascido de Deus.
Ensinou querer bem, servir ao irmão,
Saber ser amado por um grande amor,
Capaz de nos realizar e dar sentido à vida.

Esta é a luz que Jesus nos trouxe. Ele á a luz do mundo. 
O amor é a luz que faz da terra a morada de Deus,
Possibilita a vida, traz alegria e indica o caminho.
A falta de amor, - o nosso egoísmo - retarda o dia,
Nos envolve em trevas, as trevas da ausência de Deus.
Elas fazem de Deus um estranho na terra,
Impedem a vinda da alvorada.

A luz do dia vem sem nós.
A luz de Deus vem por nós.
Nada fazemos para o sol nascer.
Precisamos tudo fazer para Deus aparecer.
E Deus virá como luz.
A luz de Deus é o querer bem, alegria dos olhos,

Presença tranquila, a bondade amiga a valorizar o irmão.
Onde há amor e caridade a luz vence as trevas,
Lá Deus vem chegando para a festa final.
Feliz Natal!

Autor: Frei Carlos Mesters

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Soneto de Natal






















Um homem, — era aquela noite amiga,
Noite cristã, berço no Nazareno, —
Ao relembrar os dias de pequeno,
E a viva dança, e a lépida cantiga,

Quis transportar ao verso doce e ameno
As sensações da sua idade antiga,
Naquela mesma velha noite amiga,
Noite cristã, berço do Nazareno.

Escolheu o soneto... A folha branca
Pede-lhe a inspiração; mas, frouxa e manca,
A pena não acode ao gesto seu.

E, em vão lutando contra o metro adverso,
Só lhe saiu este pequeno verso:

"Mudaria o Natal ou mudei eu?"

(Machado de Assis)
 Organização: João Leonel

Este soneto e muitos outros poemas e reflexões sobre o Natal se encontram neste novo livro da Editora Paulinas.  (Conheça o livro)





quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O natal na luz do Senhor

No início da tarde de ontem, 21 de dezembro, o Senhor decidiu visitar-nos e levar consigo nossa querida Ir. Inácia para celebrar esse Natal em sua plenitude. Sentiremos sua falta em nossas celebrações natalinas mas, temos a certeza de que ela vive o natal que mais almejava o seu coração, contemplando a face Daquele a quem doou toda sua vida.

Ir. Inácia com a Daiane (noviça) no natal de 2010
Ir. Inácia Frezzati completou, neste ano, 92 anos de idade e 68 de vida religiosa Paulina. Era uma das irmãs mais idosas entre as Irmãs Paulinas no Brasil. Ela entrou na congregação no ano de 1938, com 19 anos. Enfrentou desafios e sacrifícios enormes em seu caminho, com muita fé, coragem, humildade e entrega. Doou-se sem reservas na missão Paulina, quer seja na propaganda em domilicio, na livraria, na cozinha, na costura. Gravou no coração uma sábia palavra que Mestra Tecla lhe escreveu num bilhetinho, quando esteve no Brasil em 1952: "Sempre, tudo e só para a Glória de Deus e o bem das almas. Pense no paraíso! Pede a Santa Virgem a paciência para ti e para mim." Palavras que a orientaram.
Nos últimos anos, Ir. Inácia vivia em São Paulo, na comunidade da Cidade Regina, no silêncio, na oração, no oferecimento de sua vida. Mantinha um humor muito agradável em suas conversas, brincava, contava algumas histórias e ria bastante.
Conosco ficam a saudade e a gratidão.
Saudade, pois sua ausencia deixa uma vazio.
Gratidão por sua vida oferecida ao Senhor a serviço do povo e de suas suas irmãs.
Do céu, Ir. Inácia interceda por nós, pela missão Paulina e peça ao Senhor da Vida que nos envie muitas e santas vocações.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Uma agência de produção artística a serviço do Evangelho

"Para transmitir a mensagem que Cristo lhe confiou, a Igreja tem necessidade da arte. De fato, deve tornar perceptível e até o mais fascinante possível o mundo do espírito, do invisível, de Deus. Por isso, tem de transpor para fórmulas significativas aquilo que, em si mesmo, é inefável. Ora, a arte possui uma capacidade muito própria de captar os diversos aspectos da mensagem, traduzindo-os em cores, formas, sons que estimulam a intuição de quem os vê e ouve" (Carta do Papa João Paulo II aos Artistas).

O setor musical das Irmãs Paulinas do Brasil, Paulinas-Comep, ao celebrar os 50 anos de fundação, lança como novidade a Agência de produção artística Sthefany.Trata-se de uma inédita proposta de ligação entre os artistas da canção católica e o seu público: comunidades, paróquias, dioceses etc.

Os serviços dessa agência têm os sinais evidentes da qualidade, integralidade, profissionalidade, confiança e respeito. Sthefany se torna, assim, um novo canal de evangelização para continuar a “escrever o Evangelho no coração das pessoas”.


Conheça mais sobre essa iniciativa para o Evangelho acessando o site da agencia STHEFANY: http://sthefanyproducoes.com.br/agencia/  

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Entrevista com Cantores de Deus

Irmãs e colaboradores celebram o final de ano no Rio de Janeiro

No dia 10 de dezembro realizou-se a confraternização dos colaboradores da Paulinas Livraria das duas lojas do Rio de Janeiro - RJ, do Centro e de Madureira. Foi um momento de descontração e espiritualidade que teve início com a celebração da Eucaristia, presidida por um amigo de Paulinas, Frei Izidoro Mazarolo.


Após a bela liturgia, demos prosseguimento a confraternização com um jantar preparado pelas irmãs. E, para encerrar, houve um momento descontraído com uma dinâmica de integração que refletia valores como partilha, fraternidade e amor ao próximo.



Agradecemos ao Senhor pela missão Paulina realizada nessa Cidade Maravilhosa. Agradecemos pela doação de cada irmã, colaborador e cooperador.


Agradecemos ao povo carioca que nos acolhe e colabora na missão de viver e comunicar Jesus Mestre. Por tudo damos graças ao Senhor e depositamos em suas mãos 2012 que se anuncia.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Transformados pelo Espírito Santo

Imersos no clima de preparação para o Natal, o casal Simone e Mario partilham conosco um pouco de suas experiências de colaboradores do Reino de Deus na catequese. Eles são responsáveis pela Catequese de Adultos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em São Paulo – SP e, depois de um dia de retiro, na Casa de Oração das Irmãs Paulinas, com o grupo de crismandos testemunham:

Da esquerda: Ir. Natalina, Simone e Mario
“A missão de catequizar representa um aumento enorme da nossa responsabilidade como cristãos, significa também, para nós, conversão, pois ficamos mais atentos do que nunca a nossa conduta, nosso comportamento, nosso exemplo, além de ser para nós uma excelente oportunidade de aprendizado e exercício na fé”.

Para Simone o Retiro com os crismandos no mês novembro que teve como tema “Transformados pelo Espírito Santo”, foi uma confirmação de que Deus transforma quem se abre a ação do Espírito Santo e complementa: “O que nos motivou a escolher esse tema foi na verdade a caminhada de cada participante dessa etapa catequética. Jovens e adultos chegaram na paróquia sedentos de Deus... de amor... de acolhimento.... de vida comunitária... com um vazio em seus corações... dispostos a preencher esse vazio de algo que lhes desse significância.... calor e compreensão...Ver o quanto eles mudaram ao longo da jornada e como estavam felizes por terem chegado à confirmação do desejo de viver Jesus... foi maravilhoso para todos nós. Ver neles a conversão dos corações nos fez “enxergar” o tema”.

Agradecemos a Deus por esse bonito trabalho realizado na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, especialmente, na vida dos jovens e adultos acompanhados pelo casal. Que o Menino Deus abençoe esta missão de catequizar para que eles possam continuar levando a Boa Notícia do Reino para muitas pessoas.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Celebrando o Natal

No dia 09 de dezembro, nós, Irmãs Paulinas e os colaboradores da Cidade Regina -Rodovia Raposo Tavares - São Paulo-SP - nos reunimos para uma grande festa de fraternidade. E foi com muita alegria no coração que iniciamos esse momento festivo com uma bonita Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Arno Bruastolin, sacerdote Paulino.

No momento do glória uma criança, filha de um dos nossos colaboradores, foi levada solenemente até ao altar representando a alegria da chegada de Jesus no meio do povo. Foi um momento emocionante para todos.

A festa continuou com algumas brincadeiras, revelação de amigo secreto entre as irmãs e os colaboradores, um delicioso churrasco, música e muita alegria.

Nós agradecemos a Deus por essa oportunidade de confraternização com pessoas que contribuem conosco na missão de Evangelizar na cultura da comunicação levando uma mensagem de fé e esperança para o mundo. Pedimos ao Menino Deus que os conduza sempre no caminho do bem para que sejam setas que apontam em direção à Luz. Um feliz, santo e abençoado Natal com os sinceros votos de um ano novo cheio de conquistas na Presença de Deus.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Chegou! O DVD Mulheres ao vivo

"Foi difícil escolher as canções para este primeiro DVD em meio a tantas que marcaram nossa trajetória nesses 15 anos." 
Clique  aqui  para  adquirir 
Quase duas décadas na estrada e Dalva Tenório, Karla Fioravante e Andréia Zanardi lançam por Paulinas-Comep, Mulheres, primeiro DVD, ao vivo do grupo Cantores de Deus. O título vem do último CD e traduz a realidade das cantoras e de tantas outras “guerreiras” que sofrem e choram, mulheres que, sem perder o sorriso, trabalham, estudam, enfrentam o mundo, enfim, vivem. “Com este trabalho, pretendemos, despretensiosamente, alcançar os corações”, comenta Dalva.
Mulheres é o primeiro DVD do grupo e foi gravado em setembro, no Teatro das Artes do Shopping Eldorado, em São Paulo. Não à toa, as três quiseram registrar esse momento especial junto dos fãs. “Montamos o repertório pensando em como a música transformou nossas vidas e a de tantas pessoas que nos acompanham. O show foi emocionante”, diz Karla.


Além das vozes marcantes de Dalva, Karla e Andréia, o público pode conferir a participação de grandes nomes da música católica. Pe. Zezinho, scj, no medley “Primeira cristã/Roxinol/Cantores de Deus”; Walmir Alencar, interpretando “Coragem”, de sua autoria; e Ziza Fernandes, em uma releitura da canção “Contrários”, de pe. Fábio de Melo. A inédita música “Vem me curar”, levada à Internet dias antes do show, acabou como um dos grandes momentos. O público surpreendeu ao soltar a voz com as cantoras Eliana Ribeiro e Suely Façanha.
Na canção “Forró do povo de Deus”, o maestro Oswaldinho do Acordeon deixa, mais uma vez, sua marca. Cantores de Deus e sua banda contaram, ainda, com a participação de Demian Tigues, da banda Anjos de Resgate, nos violões; um naipe de cordas e um trio de metais, que emprestam ao álbum um ar de sofisticação; e de um coro, interpretando “Se mil vidas eu tivesse”, “Iguais/Feliz, feliz” e “Vou com fé”.
O álbum tem a “cara do grupo”: cenário jovem, moderno, canções marcantes e forte interpretação. O resultado é uma coletânea de 77 minutos, distribuídas em 18 faixas, que traduzem bem os 15 anos de trajetória de Cantores de Deus. A direção musical do DVD é de Caio de Carvalho, guitarrista que acompanha o grupo desde a formação. Imagens extras, making of e curiosidades dos bastidores enriquecem o álbum, disponível nas 29 livrarias da Rede Paulinas. A versão CD está prevista para março de 2012.

 Sala de Imprensa

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Feliz Natal!


FELIZ NATAL!  on Twitpic

Religioso Paulino é ordenado Diácono em Belo Horizonte

Ocorreu no domingo, 11 de dezembro de 2011, na Paróquia São Sebastião e São Vicente, comunidade São Vicente, Belo Horizonte – MG, pela imposição das mãos de Dom Wilson Luiz Angotti, bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte, e a oração da Igreja, a Ordenação Diaconal de Antonio Iraildo Alves de Brito, ssp.


A Celebração Eucarística foi marcada por um profundo clima de oração e alegria. Ao falar da tríade que caracteriza o ministério diaconal – caridade, palavra e liturgia –, Dom Wilson chamou à atenção para a tarefa mais exigente, a caridade. Isso justamente por requerer profunda dedicação e entrega a Jesus Cristo, no serviço do próximo.

O Diácono Antonio Iraildo em suas palavras de agradecimentos disse que as três dimensões do diaconado se articulam pelo serviço da solidariedade com os pobres, com os mais sofredores e marginalizados. De modo que, o encargo da pregação e da liturgia, funções caras ao diácono, se dissociado do serviço concreto da caridade ficaria incompleto. “Trata-se, pois de uma integração recíproca. Esse compromisso é dever de todo cristão, mas para o diácono constitui sua expressão ministerial”, afirmou Antonio Iraildo, referindo-se ao diaconado na perspectiva do carisma paulino.

A celebração contou com a participação da comunidade, familiares, amigos, Irmãs Paulinas e dos Paulinos das diversas comunidades do Brasil.

Por Benedito Antônio, ssp

domingo, 11 de dezembro de 2011

Aniversário da Paulinas Livraria de Manaus

A Paulinas Livraria de Manaus fez aniversário! Completou, nesse sábado dia 03 de dezembro, 16 anos de presença na capital do Amazonas. Uma festa que nós, Irmãs e colaboradores, não deixamos em branco, pois no coração de cada um de nós brota uma profunda gratidão pelo bem realizado nesses anos de história.
 
Gratidão por nossa livraria ser uma referência na Igreja para o povo do Amazonas e parte do norte do país. Pelas centenas de pessoas que todos os dias passam por ela em busca de luz, graça, consolo, conhecimento, formação, crescimento espiritual. Por todas as Irmãs que aqui doam e  doaram suas vidas. Por todos os colaboradores, os da “primeira hora”, os que passaram algum tempo conosco e os que aqui estão. 
Com todos esses motivos de gratidão nos reunimos, na manhã desse sábado, para celebrar a Eucaristia. Além das Irmãs e dos colaboradores participaram amigos e cooperadores Paulinos. O Pe. Geraldo, missionário da prelazia de Borba – AM, presidiu a celebração e nos dizia que todos aqui tínhamos um “caso de amor” com Paulinas, assim como ele mesmo, que um dia fez uma experiência de Deus quando contemplou a frase de Alberione: “Não temais. Eu estou convosco. Daqui quero iluminar. Vivam em contínua conversão.”, na livraria da Rodovia Raposo Tavares em São Paulo – SP. Certamente, para todos nós, a livraria não representa somente um trabalho, mas sim a grandiosa missão de comunicar o Evangelho a todos.
Agradecemos ao Senhor por esses anos em que a missão Paulina se concretiza nas terras do Amazonas. Pela Igreja e pelo povo que nos acolhe, caminha conosco e nos ajuda na missão. Por cada irmã, cooperador (a) e colaborador (a) que a cada dia doa a si mesmo para que o Evangelho chegue a muitas pessoas. Que o Senhor da messe nos envie sempre pessoas generosas para continuar nesse caminho já percorrido e continue nos abençoando e revelando caminhos para a missão.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Confraternização Natalina

No dia 09 de dezembro de 2011 as Irmãs e colaboradores Paulinas, que trabalham no prédio da Central Paulinas na Vila Mariana-SP, celebraram sua confraternização de Natal.
Tivemos uma linda encenação natalina com as crianças do Centro Social Tecla Merlo, localizado no bairro doGrajaú - SP. As mesmas, através de um canto, encenaram o nascimento de Jesus, adaptado para nossa cultura brasileira.
Em seguida tivemos a santa missa, presidida por D. Angélico Sândalo e depois um delicioso almoço festivo.
Que a alegria do nascimento do menino Jesus possa contagiar a cada um(a) de nós na missão que realizamos junto ao povo brasileiro.

Confira as fotos:









quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Festa da Imaculada Conceição

  O dogma da Imaculada Conceição de Maria é um dos dogmas mais queridos ao coração do povo cristão. Os dogmas da Igreja são as verdades que não mudam nunca, que fortalecem a fé que carregamos dentro de nós e que não renunciamos nunca.


A convicção da pureza completa da Mãe de Deus, Maria, ou seja, esse dogma, foi definida em 1854, pelo papa Pio IX, através da bula "Ineffabilis Deus", mas antes disso a devoção popular à Imaculada Conceição de Maria já era extensa. A festa já existia no Oriente e na Itália meridional, então dominada pelos bizantinos, desde o século VII.

Deus quis preparar ao seu Filho uma digna habitação. No seu projeto de redenção da humanidade, manteve a Mãe de Deus, cheia de graça, ainda no ventre materno. Assim, toda a obra veio da gratuidade de Deus miseriordioso. Foi Deus que concedeu a ela o mérito de participar do seu projeto. Permitiu que nascesse de pais pecadores, mas, por preservação divina, permanecesse incontaminada.


Maria, então, foi concebida sem a mancha do orgulho e do desamor, que é o pecado original. Em vista disso, a Imaculada Conceição foi a primeira a receber a plenitude da bênção de Deus, por mérito do seu Filho, e que se manifestou na morte e na Ressurreição de Cristo, para redenção da humanidade que crê e segue seus ensinamentos.
Hoje, não comemoramos a memória de um santo, mas a solenidade mais elevada, maior e mais preciosa da Igreja: a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria, a rainha de todos os santos, a Mãe de Deus.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Comunidade de Recife realiza Retiro com a vizinhança

No dia 22 de novembro de 2011 a comunidade de Recife teve a alegria de acolher o grupo de Reflexão Bíblica, o qual se reúne semanalmente para o estudo, só que desta vez foi para o retiro que teve como tema “Vem, Senhor Jesus”. 
Ir. Joana que acompanha o grupo contou com a colaboração da Ir. Elivânia. O retiro teve como objetivo rezar a caminhada realizada no decorrer deste ano e nos preparar para vivenciar bem o Advento já na expectativa da vinda do Senhor. Após concluir o retiro tivemos um momento de confraternização, amigo-secreto e muita alegria.
E habitadas pela Palavra, a comunidade se uniu ao grupo para, no decorrer das semanas, rezar a novena do Natal em família. Como gesto concreto, ao finalizar a novena, cada participante entregou uma sexta básica para beneficiar famílias carentes. A todos que se põem a caminho do Reino de Deus, graça e paz! Feliz Natal e abençoado Ano Novo.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Família Paulina de Pernambuco celebra a abertura do Centenário

No dia 27 de novembro a Família Paulina, de Pernambuco, se reuniu na Catedral da Sé de Recife e Olinda. Onde se realizou a missa em preparação ao centenário da Família Paulina. Estavam presente as Irmãs, Aspirantes e Vocacionadas Paulinas, Paulinos (Pe. Romilson), as Irmãs Discípulas, Irmãs Pastorinhas, Gabrielinos, Anunciatinas, Colaboradores das Livrarias da Família Paulina, Cooperadores e amigos que conosco somam a alegria de proclamar o Evangelho de Jesus Cristo.
A celebração foi transmitida pela Rádio Olinda e Presidida pelo Monsenhor José Albérico que enfatizou a importância dessa grande missão para cada membro da Família Paulina e para a Igreja atual.
Ele encerrou a homilia dizendo: “Que bom seria se todos nós, hoje, ao nos colocar diante de Jesus Eucarístico, ouvíssemos a voz de Deus falando ao nosso iítimo, para que tivéssemos a mesma ousadia que teve Pe Tiago Alberione”.
Foi um momento, muito bonito de fé, louvor e gratidão. Encerramos esse maravilhoso momento com uma deliciosa confraternização.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Convivência vocacional em Recife

De 24 a 27 de novembro aconteceu, em nossa comunidade de Recife - PE, a convivência e retiro de discernimento vocacional.
Estiveram presentes as seguintes Jovens: Jaqueline de Condado-PE, Renata do Conde-PB, Alexsandra de Olinda - PE, Natália de Fortaleza - CE e Andresa de Serra Talhada PE.
Todas expressaram a alegria e gratidão a Deus por esses dias de maior aproximação e escuta da Palavra por meio da qual Jesus se revela e chama cada uma para responder ao seu convite de amor. Pois, foi sentindo o Chamado de Jesus Mestre que “os discípulos deixaram tudo e seguiram a Jesus”.
As jovens tiveram a oportunidade de participar conosco da celebração em preparação ao centenário da Família Paulina.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Os jovens e a internet

Fonte: Google
A Cisco, multinacional da área de informática especializada em redes, realizou uma grande pesquisa em 14 países, entre eles o Brasil, sobre o comportamento dos jovens com relação à internet. Foram entrevistados universitários e jovens profissionais com idade de até 30 anos. Uma das mais surpreendentes revelações é a de que 72% dos universitários brasileiros entrevistados disseram que a internet é mais importante para eles do que namorar, sair com os amigos ou ouvir música. A média mundial nessa questão é de 40%.
A pesquisa mostra também que 65% dos universitários e 61% dos jovens profissionais brasileiros consideram a internet tão importate quanto alimento, ar, água e moradia. A média no resto do mundo é de 33%. Alé disso, 63% das pessoas entrevistadas no Brasil preferem ter internet a ter um carro - número dentro da média mundial.
Diante desses números, é preciso relembrar a Mensagem do Papa Bento XVI para o 45° Dia Mundial das Comunicações, em que ele faz um importante alerta:
"Quem é o meu 'próximo' neste novo mundo? Existe o perigo de estar menos presente a quantos encontramos na nossa vida diária? Existe o risco de estarmos mais distraídos, porque a nossa atenção é fragmentada e absorvida por um mundo 'diferente' daquele onde vivemos? Temos tempo para refletir criticamente sobre as nossas opções e alimentar relações humanas que sejam verdadeiramente profundas e duradouras? É importante nunca esquecer que o contacto virtual não pode nem deve substituir o contacto humano directo com as pessoas, em todos os níveis da nossa vida."
Vale a pena reler toda a mensagem. Vale a pena também rever o vídeo a seguir: Desconecte-se para se conectar.


Fonte: Jovens Conectados