É uma dos métodos mais antigos de leitura e meditação da Palavra de Deus. A Igreja convida aos cristão a se aproximarem da Sagrada Escritura a partir desse método que, quando bem praticado, nos conduz ao encontro com Jesus Mestre.
O Documento de Aparecida, n. 249, destaca:
"a Leitura Orante favorece o encontro pessoal com Cristo semelhante ao modo de tantos personagens do Evangelho: Nicodemos e sua ânsia de vida eterna (cf. Jo 3, 1-21), a Samaritana e seu desejo de culto verdadeiro (cf. Jo 4, 1-42), o cego de nascimento e seu desejo de luz interior (cf. Jo 9), Zaqueu e sua vontade de ser diferente (cf. Lc 19, 1-10). Todos eles, graças a esse encontro, foram iluminados e recriados porque se abriram à experiência da misericórdia do Pai que se oferece por sua Palavra de verdade e vida."
Esse método pode ser praticado individual ou comunitáriamente.
Vamos fazer uma experiência com o texto do Evangelho da liturgia de hoje: Lc 14, 25-33.
- Invocar a luz do Espírito Santo
- Leitura lenta e atenta do texto
- Momento de silêncio interior para lembrar o que leu
2º ponto: MEDITAÇÃO
Atualizar e ruminar a Palavra ligando-a com a vida
Ampliar a visão, ligando-a com outras passagens bíblicas.
3º ponto: ORAÇÃO
Ler novamente, rezando o texto e respondendo a Deus.
O que o texto me faz dizer a Deus?
4º ponto: CONTEMPLAÇÃO
- Formular um compromisso de vida
- Rezar um salmo apropriado (Sugestão: Sl 25, 4.9.10)
- Escolher uma frase como resumo para memorizar
------------------------------------------------------
Você pode usar desse método, em especial nesse mês da Bíblia, todos os dias, para aprofundar a sua relação e compromisso com Jesus Mestre.
Escreva-nos e conte como foi sua experiência de rezar o Evangelho de hoje. Qual a Boa notícia revelada em sua vida por meio da Palavra de Deus.
Para conhecer melhor e aprofundar você pode adquirir um subsídio que apresenta, de forma simples e agradável, a mística e o método da leitura orante da Bíblia:
Eu fiz a leitura orante do evangelho desse domingo e foi muuuito bom. Três coisas aprendir e guardei no coração: amar a Deus acima de tudo, tomar a cruz de cada dia e renunciar a tudo o que não vem de Deus e segui-lo.
ResponderExcluir