Por Felipe Melo, seminarista paulino
«Não temam. Eu estou com vocês. Daqui quero iluminar. Vivam em contínua conversão». Este célebre aforismo do Bem-aventurado Pe. Tiago Alberione, presente nas casas de suas Fundações orientou o 2º Encontro da Juventude Paulina – que acontece duas vezes por ano –, ocorrido neste domingo (20 de outubro), na Cidade Regina.
As atividades iniciaram com a celebração da Eucaristia por Pe. José Carlos, ssp, e concelebrada por Pe. Antônio Lúcio, ssp, que conduziu as reflexões ao longo do dia. Terminada a Missa, Pe. Lúcio reuniu-se com os jovens e desenvolveu a primeira parte da reflexão: um breve histórico sobre o nascimento, crescimento e desenvolvimento da Família Paulina.
Outro ponto foram as quatro variações do conhecido aforismo, que, a partir do verbo iluminar, alternam entre: 1. «Vivam em contínua conversão», 2. «Arrependei-vos dos pecados», 3. «Façam penitência», 4. «Tenham dor dos pecados».
Ao fim do primeiro momento de considerações, o almoço foi servido, favorecendo o convívio e o diálogo entre religiosos e formandos. Após, os jovens apresentaram-se com dinâmicas e teatros bem humorados e criativos.
A segunda parte da reflexão retomou o contexto histórico das Fundações, as iniciativas de Pe. Alberione e o modo como a Providência o conduziu durante toda sua vida, formando o que hoje é a Família Paulina, com cinco congregações religiosas, uma união de cooperadores e quatro institutos seculares de vida consagrada. «A maior preocupação de Pe. Alberione sempre foi levar todos a Cristo: “A Família Paulina tem uma só espiritualidade: viver integralmente o Evangelho, seguir o Divino Mestre Caminho, Verdade e Vida. Viver ‘em Cristo’, santificando: a mente, porque ele é a Verdade; a vontade, porque ele é o Caminho; o coração, porque ele é a Vida”».
As atividades foram concluídas com a adoração eucarística. Todos os participantes receberam a missão de rezar durante o tempo mínimo de seis meses por um irmão que participou do Encontro, de modo a dar continuidade ao que vivenciaram na ocasião do segundo convívio anual dos jovens formandos. O dia foi marcado pela partilha de experiências, oração, alegria, novas amizades, e principalmente pelo sentimento de participação e pertença ao carisma paulino, legado por Pe. Alberione a todos desta santa e numerosa Família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!