No dia 05 de fevereiro de 1964 este mundo se despedia de uma grande mulher. Uma mulher que dedicou toda a sua vida para o Evangelho, oferta plena e alegre ao Senhor e as pessoas. É Maria Teresa Merlo, que disse "Se eu tivesse mil vidas, eu as daria todas pelo Evangelho".
A jovem Maria Teresa Merlo |
Ela foi a primeira Filha de São Paulo, congregação nascida na pobreza, assim como Jesus nasceu em Belém. Enfrentou inúmeras dificuldades e sacrifícios, mas para ela tudo era para a Glória de Deus e o bem das pessoas. O seu ideal de santidade superava todas as adversidades que surgiam. Assim a descreveu Pe. Tiago Alberione:
"A Primeira Mestra via tudo em Deus, tudo provindo de Deus, tudo ordenado para Deus, todas as ações endereçadas a Glória de Deus. Quando se chega nesse ponto, então a alma está preparada para entrar no Paraíso, porque o Paraíso é glorificação de Deus.
Ir. Tecla Merlo - nome que recebeu no dia de sua primeira Profissão Religiosa (22 de julho de 1922) |
Foi uma alma contemplativa. Orava em todos os lugares, porque estava continuamente e em todos os lugares unida a Deus. Seu espírito se aperfeiçoava. Uma luz sempre mais viva a iluminava... No fim da vida, ela sobretudo escutava, avaliava e saboreava: procurar unicamente a glória de Deus. Isso constitui o ápice da santidade... Eu já disse outras vezes que a santidade consumada consiste exatamente em procurar só a glória de Deus. A Primeira Mestra chegara a este ponto."
Assista a breve biografia de Ir. Tecla Merlo:
(Para conhecer mais, você pode adquirir o filme: Tecla, uma vida pelo Evangelho )
"Rezo muito por vocês, por todas, a fim de que todas nós possamos chegar à santidade a que fomos chamadas [...] Quero-as todas santas: para isto ofereci a minha vida; por todas, para que cheguemos à santidade que o Senhor quer de nós."
(Ir. Tecla - Natal de 1961)
Ir. Tecla Merlo, intercedei por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!