Queremos hoje parabenizar todos os profissionais publicitários que colocam sua profissão a serviço do Evangelho. Que promovem "Aquele" a quem todas as pessoas anseiam profundamente conhecer e amá-lo, aquele que é Caminho, é Verdade e é Vida: Jesus!
A Ir. Cátia Cappellari, Irmã Paulina, é publicitária e, atualmente realiza a missão Paulina no Rio de Janeiro-RJ. Ela nos esclarece um pouco sobre essa profissão e sobre como ela contribui na evagelização:
"Hoje as palavras publicidade e propaganda são consideradas para muitos quase como sinônimos. Mas podemos constatar algumas diferenças. A publicidade é utilizada para persuadir, instruir, modificar, criar novos hábitos, destacar as vantagens e as diferenças entre produtos e serviços, despertando assim o desejo de compra nas pessoas. A publicidade sempre tem fins econômicos.
A propaganda nem sempre estará ligada a fins econômicos. O nome propaganda começou a ser difundido a partir da Congregatio Propaganda Fideli, ou Congregação para a Propagação da Fé, criado pelo vaticano no inicio do século XVII. Quando nos referimos a palavra propaganda falamos da atividade de dar a conhecer qualquer ideia, serviço, ideologia, princípio, pessoa ou religião, fazendo com que as pessoas passem a aderir a ideia ou pessoa. Por isso chamamos propaganda eleitoral e não publicidade eleitoral. A Propaganda não necessariamente estará ligada a uma venda, mas a propagação, a expansão, o reproduzir, o difundir, ao fortalecimento, a influenciar as opiniões e os sentimentos das pessoas sobre daquilo que está se divulgando podendo se valer de uma linguagem comercial e dos meios assim como a publicidade.
Tanto a publicidade como a propaganda dentro da sociedade atual são importante para evangelização. Quando apresentadas e utilizadas de forma, ética e moral.
A evangelização pode ser transmitida com leveza, com atrativo, apresentando seus ensinamentos, seus valores, através de boas obras de arte, da literatura, do cinema, de programas de rádio, da Tv ou através das novas mídias recursos utilizados pela publicidade e pela propaganda.
O que muda é a forma de apresentar o conteúdo e não o conteúdo. Os ensinamentos de Jesus, os valores humanos e cristãos serão sempre os mesmos a linguagem e a forma de apresentar que será diferente."
PALAVRAS DE PE. TIAGO ALBERIONE:
"Quando os meios do progresso humano são utilizados para a evangelização, eles recebem uma consagração, são elevados à dignidade máxima. A sala da redação, as dependências da parte técnica, as livrarias, tornam-se Igreja e púlpito. Quem trabalha com tais meios goza da dignidade do apóstolo."
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