domingo, 10 de fevereiro de 2013

V Domingo do Tempo Comum

Jesus, Ele viu dois barcos se aproximarem da costa.
Os pescadores haviam desembarcado e estavam lavando as redes...

reti a riva cv

Apenas esta semana um amigo meu anunciou a demissão de seu vizinho. A empresa que ele trabalha está com sérios problemas e é forçado a cortar pessoas. O golpe veio difícil, mas não totalmente inesperado. Fiquei impressionado com a tristeza com que meu amigo me deu esta notícia. Não foi apenas a preocupação de perder o apoio financeiro para ele e sua família, mas também a sensação de fracasso pessoal e falta de entusiasmo para o futuro.
 
scoraggiato cvÉ muito difícil ver aquilo para o qual você tem investido muita energia e sacrifício pessoal, de repente, deixa de exisitir por decisões de outros. "O que eu faço agora? Eu não sinto que tenho mais energia em 40 anos para procurar outro emprego de novo. "
Com essas coisas eu me senti pequeno e quase culpado. Eu trabalho como padre, temo demissões e não tenho família para sustentar.
É realmente difícil para mim entender esse drama pessoal, que infelizmente está a afetar cada vez mais pessoas neste período difícil da nossa sociedade.
Esse amigo disse-me quase um desafio, dizendo: "Por que isso está acontecendo? Se há um Deus ... Eu tenho que agradecer a ele? "E é difícil para mim encontrar as palavras certas e, talvez, não há muito a dizer ... Nas páginas do Evangelho não são respostas fáceis e imediatas.
 
Eu acho que, em primeiro lugar, no Evangelho encontramos uma profunda harmonia que nos faz sentir melhor, como a mensagem de Jesus está presente em que vivemos e sofremos. Na passagem deste domingo é contada "um grande trabalho à falência". A situação de vida como um pano de fundo para a ação de Jesus é a de pescadores que têm as redes vazias depois de um árduo trabalho de toda uma noite. 
ragazza triste cv As redes vazias de Pedro e seus companheiros pensam que são realmente a imagem evangélica mais perto do trabalho daqueles que hoje perdem seus empregos, como meu amigo.
Lucas descreve a situação com algumas dicas de angústia existencial e espiritual de Pedro. Entre as linhas da "Apartai-vos de mim, que eu sou um pecador", pronunciadas por Jesus a Pedro, há a sensação de fracasso na sua vida profissional. Talvez pudéssemos traduzir "Senhor, afaste-se que eu sou um fracasso e não são, e nunca será, um bom pescador."
No entanto, Jesus escolhe apenas o barco vazio de Pedro para ir e pregar, e escolhe as redes vazias de Pedro para dar um sinal miraculoso para ele e tudo. Jesus acredita em Pedro, e um desafio, para confiar mesmo se tudo parece dizer o contrário: "lançar as redes", mesmo se você não estiver pescado nada naquela noite. Jesus realmente confia em Pedro e que não quer parar naquilo que deu errado.
 
mare e barca cv

 
"Lançai as vossas redes ..." é um convite a confiar, é um incentivo para não desistir e acreditar nas possibilidades da vida e suas possibilidades. "Lançai as redes" é dirigida também a nós, e aqueles de nós que são tentados a sentar-se e perder a confiança no futuro. Jesus quer fazer um milagre no coração de Pedro cansado e companheiro: ele quer ser cheio de esperança e "rede" otimismo de vida dos primeiros discípulos.
Nós acreditamos neste milagre? Nós acreditamos que você não pode ser esmagado por falhas da vida? Acreditamos que, mesmo que as redes não são vazias e que tudo não acabou? E estamos dispostos a assumir o comando de um dos outros, o que acontece conosco? Só desta confiança mútua é desencadeada energia para evitar ser morto e continuar, apesar das limitações e falhas.
 
Referência:
Texto: (don GIOVANNI BERTI)
Tradução: Equipe do Blog Paulinas
Texto e Imagens retirados do site: http://cantalavita.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!