sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Chamados à Felicidade

Segundo a Antropologia Cristã, para o Ser Humano ser feliz precisa desenvolver em sua vida as quatro relações fundamentais:
Primeira: Com Deus.
 Somos criaturas e filhos(a)s de Deus, criados a sua imagem e semelhança (Gn 2,26), seres terrestres, que por meio de Jesus Cristo vamos nos divinizando.
É imprescindível e de suma importância que nos relacionemos bem com nosso Deus (Pai e Criador). Essa relação com Deus acontece de várias formas: através da oração pessoal e comunitária, da leitura da Sagrada Escritura, das celebrações eucarísticas, de um simples pensamento voltado para Ele, do diálogo íntimo e amoroso, que brote de nosso coração.
Segundo: Relacionar-se com os outros. Ninguém vive sozinho,  fomos criados por Deus para nos relacionarmos, basta percebermos no texto da criação, quando o próprio Deus diz: "Não é bom que o homem viva só". Ele criou a mulher para ser companheira e auxiliar do homem. Assim também nós, precisamos uns dos outros para vivermos de forma saudável, a isso chamamos também de alteridade.
A terceira relação fundamental do ser humano é com a natureza, ou seja, todos os demais seres vivos que estão ao nosso redor: plantas, animais, meio ambiente, etc. A isso podemos chamar também de espaço. o espaço em que habitamos ou nosso habitat.
E por fim, a quarta relação  que também é determinante para nossa felicidade é a consigo mesmo. Em nosso caminho de pessoas humanas, independente de religião, estamos diariamente caminhando para o que chamamos de autoconhecimento. Precisamos nos conhecer, aceitar e acolher nossos limites e dons para sabermos conviver conosco mesmos e assim nos amar.
 A cada dia percebe-se um grande número de pessoas com problemas de baixa auto-estima, isso muitas vezes é resultado de uma não valorização de si mesma(o). Relacionar-se consigo mesmo consiste em dar tempo para mim, através do silêncio, reflexão, uma boa leitura, tudo aquilo que nos ajuda a ter contato com o nosso interior. Por isso percebe-se como indispensável esta relação conosco mesmos para que nos conhecendo possamos aprender a conviver  conosco, com os outros, com Deus e com o mundo.
Fabíola Medeiros, fsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!