quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Podas da vida...

Quando eu era criança, encontrei, um dia, um jardineiro, com uma tesoura enorme na mão.
Fiquei revoltado quando vi que ele, com a sua tesoura, começou a cortar os galhos mais tenros de todas as plantas. Reclamei, agarrei-o pelo braço.

Ele sorriu e pediu-me que, depois de um mês, eu voltasse a ver o resultado do que tinha feito. E, de fato,um mês depois todas as plantas estavam ainda mais belas e cheias de vida. Foi assim que aprendi o segredo das podas.  Quando li, no Evangelho, que o Criador e Pai poda justamente os galhos que dão frutos, entendi, aceitei, porque eu já sabia o efeito da poda.
Por que todos nós temos a tentação de imaginar que os sofrimentos que nos chegam são castigos de Deus?! 
Por que não pensar que Deus permite sofrimentos físicos e morais,como o agricultor que poda suas árvores, para que dêem mais fruto ainda?!
Por mais que o sofrimento nos desnorteie; por mais que certos sofrimentos pareçam absurdos e revoltantes, agarremos-nos a estas duas certezas, como quem se agarra a dois cabos de aço: Deus existe e Deus é Pai.
(Texto: Podas. Dom Hélder Câmara)

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Jovens participam de encontro em nossa comunidade

“Não nos cansemos de fazer o bem”
Foi recordando as palavras de nosso pai São Paulo que no último dia 25 de fevereiro de 2012, nossa comunidade Rainha dos Apóstolos (Postulado), em São Paulo, acolheu mais um Grupo de Jovens para o Vídeo Fórum. Dessa vez foi o grupo de Jovens da Paróquia São Francisco Xavier de  Guaianazes-SP.
Os Jovens participaram bastante do encontro com muita alegria, entusiasmo e disposição. Iniciamos o encontro com um descontraído bate papo. Os jovens aproveitaram o momento para fazer perguntas e tirar as suas dúvidas a respeito da vida religiosa.  Depois assistimos ao filme “Os Escritores de Liberdade”, o qual nos ajudou a refletir sobre questões referentes a desigualdade social, racismo, intolerância ao que é diferente, exclusão social e sobre a importância do ensino-aprendizagem.

Após a análise, reflexão e partilha do filme, fizemos um momento orante diante de Jesus Eucarístico e meditamos o texto de Gálatas 5,1. 13-14; 6, 9-10  onde nos iluminou e motivou para continuarmos firmes na missão de fazer o Bem. Concluímos o encontro com uma alegre confraternização.
Agradecemos a Deus por suscitar no coração desses jovens o desejo de aprofundar sobre o sentido de serem livres para fazer o bem.  Que a graça e o amor de Deus estejam sempre presente em seus corações.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Dica de leitura...


Esta obra traça o caminho quaresmal em direção à Páscoa do Senhor. Acompanha, a partir da quarta-feira de cinzas, a liturgia o ciclo da liturgia dominical que estabelece um caminho para maior compreensão e vivência do mistério pascal. Por isso apresenta dicas litúrgicas, os traços da espiritualidade e o significado teológico deste tempo. (Adquirir)
Valor: R$ 3,40 

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Convivência Vocacional em Manaus

Com grande alegria a Comunidade de Manaus, nos dias 18 e 19 de Fevereiro de 2012 recebeu as jovens: Bruna Lourena, Lígia Mara e Juliane para convivência vocacional.

Foi um momento muito rico onde cada uma pode partilhar suas buscas e o desejo de seguir a Cristo mais de perto conhecer um pouco nós sobre nós, Filhas de São Paulo, rezar conosco.
Com o momento de Leitura Orante da Palavra (Is 43,1-4a), cada uma foi convidada a perceber a presença amorosa de Deus no caminho vocacional.
Esquerda para Direita: Lígia, Juliana e Bruna
Ao assistirem o Filme: “Tecla, uma vida pelo Evangelho” conheceram a vida de nossa co-fundadora e os inícios de nossa Congregação. Os pais da jovem Bruna Lourena: Dorotéia e Miguel, marcaram presença em nossa oração conclusiva e partilharam conosco um almoço muito animado.
Rezemos por estas jovens, afim que o Senhor da messe as ilumine no caminho de discernimento vocacional.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Entrevista com Ir. Elsa

Quem partilha hoje conosco sua experiência vocacional é a Ir. Elsa Berta, natural da cidade de Concórdia - SC. Confira:

1. Irmã Elsa, qual o texto Bíblico que iluminou sua caminhada ao longo desses 50 anos de vida consagrada?
    "Eu sei quem que acreditei e estou certa  de que ele estará comigo até o fim" 2 Tm1,12
2. Como você conheceu a Congregação das Irmãs Paulinas?
      Através das visitas às famílias que as Irmãs faziam. A Irmã Filipina anualmente frequentava a nossa casa. E cada ano ela fazia convites para entrar na Congregação, o que para mim  o desejo foi amadurecendo. Eu estudava com as Irmãs de São José, cujo Colégio era o único  existente na Cidade.
3. Você recorda um momento significativo de sua caminhada em que sentiu a  mão de Deus te guiando?   
     Sim, na tomada de decisão de sair da minha casa, deixar a familia, sobretudo a mãe com mais seis filhos pequenos e  avô de  cama com câncer. Eu acreditei que Deus a  protegeria de modo especial dando-lhe  força . Deixei tudo e saí com a Irmã.
4. Que setores da Missão Paulina você já trabalhou? Qual deles considera  mais desafiador? Trabalhei em diversos  setores: Quando jovem, na missão com as irmãs e na encadernação, tão importante para nossas Bíblias e livros de primeira eucaristia, setor de acabamento de livros.  
Depois fiz profisão,  comecei trabalhar na Livraria com Irmã  Faustina de feliz memória. Trabalhei por alguns anos no DRH. Comep, Conselho Prvincial, serviço às livrarias.Voltei ao Comep.
Hoje estou na  Livraria com o carinho que sempre tive por esssa missão, desafiadora, como todas  os outros espaços de nossa missão. O mundo mudou, a Igreja se tornou mais exigente, o povo está  sofrido e nossa prsença é sempre muito marcante com tudo aquilo que dispomos para ajudar, iluminar e traçar juntos caminhos novos com uma luz diferente para os desafios que existem para todos.
Ir. Elsa ao centro
5. Deixe uma mensagem para as jovens que hoje desejam seguir Jesus mais de  perto no Carisma Paulino.
Para todas as jovens, que de uma forma ou de outra querem seguir a Vida Religiosa, sempre digo que um dos valores   mais exigentes é seguir os passos de Jesus com a fé de Ir.Tecla Merlo e a coragem de Pe.Alberione. Muitas pessoas  me perguntam  o  que me leva a começar todos os dias. Jesus fez issso. Agora é a nossa vez. Pauo fez isso também. Uma missão desafiadora. A sociedade perdeu um pouco o rumo de suas opções. Deixo para vocês as mesmas palavras de Jesus: "Venham e vejam.... "

CONVIVÊNCIA VOCACIONAL EM BELO HORIZONTE

“Queria ter mil vidas para dedicá-las ao Evangelho"
(Ir. Tecla Merlo)

Da esquerda para direita: Ir. Elizete e Jovens
 Neste mês especial em que recordamos com carinho o testemunho fiel de nossa querida venerável Ir. Tecla, temos a alegria e a satisfação de comunicar que nos dias 18, 19 e 20 deste mês, nossa comunidade das Irmãs Paulinas de Belo Horizonte, realizou a primeira convivência do ano para as jovens que estão iniciando a sua caminhada vocacional.

Da esquerda para a direita: Laura, Viviane, Laene, Natiele e Nariele
Para estas jovens, a experiência foi um momento de graça e oportunidade para conhecer um pouco mais a vida e a missão das Filhas de São Paulo. Encantadas pelo testemunho de Ir. Tecla, expressam o grande desejo: “dedicar a própria vida a serviço do Evangelho”.

Unidas ao Cristo Mestre Caminho, Verdade e Vida, peçamos o dom da sabedoria e a graça necessária para estas jovens viverem com entusiasmo sua caminhada vocacional.

MENSAGEM DO PAPA A QUARESMA 2012

«Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos
ao amor e às boas obras» (
Heb 10, 24)
Irmãos e irmãs!
A Quaresma oferece-nos a oportunidade de refletir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: o amor. Com efeito este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé. Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal.
Desejo, este ano, propor alguns pensamentos inspirados num breve texto bíblico tirado da Carta aos Hebreus: «Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras» (10, 24).  O fruto do acolhimento de Cristo é uma vida edificada segundo as três virtudes teologais: trata-se de nos aproximarmos do Senhor «com um coração sincero, com a plena segurança da » (v. 22), de conservarmos firmemente «a profissão da nossa esperança» (v. 23), numa solicitude constante por praticar, juntamente com os irmãos, «o amor e as boas obras» (v. 24). Na passagem em questão afirma-se também que é importante, para apoiar esta conduta evangélica, participar nos encontros litúrgicos e na oração da comunidade, com os olhos fixos na meta escatológica: a plena comunhão em Deus (v. 25). Detenho-me no versículo 24, que, em poucas palavras, oferece um ensinamento precioso e sempre actual sobre três aspectos da vida cristã: prestar atenção ao outro, a reciprocidade e a santidade pessoal.
1. «Prestemos atenção»: a responsabilidade pelo irmão.
O primeiro elemento é o convite a «prestar atenção»: o verbo grego usado é katanoein, que significa observar bem, estar atento, olhar conscienciosamente, dar-se conta de uma realidade.  Encontramos o referido verbo também noutro trecho da mesma Carta aos Hebreus, quando convida a «considerar Jesus» (3, 1) como o Apóstolo e o Sumo Sacerdote da nossa fé. Por conseguinte o verbo, que aparece na abertura da nossa exortação, convida a fixar o olhar no outro, a começar por Jesus, e a estar atentos uns aos outros, a não se mostrar alheio e indiferente ao destino dos irmãos. Mas, com frequência, prevalece a atitude contrária: a indiferença, o desinteresse, que nascem do egoísmo, mascarado por uma aparência de respeito pela «esfera privada». Também hoje ressoa, com vigor, a voz do Senhor que chama cada um de nós a cuidar do outro. Também hoje Deus nos pede para sermos o «guarda» dos nossos irmãos (cf. Gn 4, 9), para estabelecermos relações caracterizadas por recíproca solicitude, pela atenção ao bem do outro e a todo o seu bem. O grande mandamento do amor ao próximo exige e incita a consciência a sentir-se responsável por quem, como eu, é criatura e filho de Deus: o facto de sermos irmãos em humanidade e, em muitos casos, também na fé deve levar-nos a ver no outro um verdadeiro alter ego, infinitamente amado pelo Senhor. Se cultivarmos este olhar de fraternidade, brotarão naturalmente do nosso coração a solidariedade, a justiça, bem como a misericórdia e a compaixão. O Servo de Deus Paulo VI afirmava que o mundo actual sofre sobretudo de falta de fraternidade: «O mundo está doente. O seu mal reside mais na crise de fraternidade entre os homens e entre os povos, do que na esterilização ou no monopólio, que alguns fazem, dos recursos do universo» (Carta enc. Populorum progressio, 66).

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

CF 2012 - Mundo Jovem


Acompanhe este vídeo que fala um pouco da urgência e dos objetivos da Camapanha da Fraternidade deste ano.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Mais um Vídeo Fórum na comunidade do Postulado

Com alegria e muito entusiasmo acolhemos os jovens da Paróquia São Sebastião da cidade de Porto Ferreira/São Paulo em nossa comunidade do Postulado em São Paulo  para mais um Vídeo Fórum, realizado no dia 11 de fevereiro de 2012.
Os jovens participaram do encontro com bastante entusiasmo e interesse em aprender coisas novas e viver este momento de partilha e reflexão. Assistimos ao filme “O Pequeno Milagre”. Um filme emocionante e envolvente que nos levou a pensar sobre o sentido mais profundo da vida, da fé, o valor da amizade e a nos questionarmos sobre a nossa participação na construção do reino de Deus.

Após a análise, reflexão e partilha do filme, realizamos um momento orante com a Palavra de Deus que nos iluminou e nos motivou para continuarmos firmes e corajosos na missão.
Nossa profunda gratidão a Deus por suscitar nesses jovens o desejo de aprofundar cada vez mais o sentido da vida, pela riqueza da partilha de cada jovem e por terem tornado este momento precioso. Que Deus os envolva com sua ternura.
“Gratidão é uma sensação tão agradável...Cresce onde sementinhas são lançadas, floresce sob o sol. De um coração caloroso e bom, cresce mais quando é cuidada.Quase todos temos motivos para a gratidão, quando pessoas em nossas vidas têm tempo para partilhar e nos fazer saber por bons atos que nós estamos em seus pensamentos e que elas se importam. Que dia abençoado, agradeço a oportunudade de ter partilhado com todos voces. E lógico o carinho que fomos recebidos pelas Irmãs Paulinas.” Paulo Carvalho

Vídeo preparado pelo Paulo – Paróquia São Sebastião
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=fZEBQDPtygo

Evangelização da Juventude

                                
Contemplando a realidade juvenil atual e desejando oferecer luzes para o trabalho com os jovens, este documento da CNBB é referência para todos os que têm-se colocado na evangelização desta parcela tão importante da sociedade: pastorais da juventude, movimentos, congregações religiosas, novas comunidades, grupos juvenis e de crisma, Pastoral Vocacional, Pastoral da Educação e serviços diversos.
Este livro quer ser um instrumento para a evangelização da juventude. As reflexões estão divididas em três partes:
Primeiramente, agrupam-se alguns elementos que ajudam a conhecer melhor os jovens. Trata-se de um "ver" limitado aos fatores mais salientes, que interferem na realidade da juventude atual no Brasil.

Numa segunda parte procura-se um olhar de fé a partir da Palavra de Deus e do Magistério, que possa orientar o trabalho com os jovens. Finalmente, na terceira parte, são propostas algumas linhas de ação. Na base está a preocupação com a formação integral dos discípulos, tanto do ponto de vista da espiritualidade propriamente dita como na perspectiva moral, em vista da missão. Finalmente se faz valer a importância de uma formação continuada, sem o que não é possível assegurar o desabrochar da juventude. (Adquirir livro)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Paulinas e Paulinos em Feira Vocacional

No último  domingo, 12/02/2012, nós Irmãs e noviças Paulinas com os  Pe. Romilson e seminaristas Paulinos participamos  do  primeiro “Incendiando Cotia”- feira vocacional de Cotia (SP). O evento aconteceu no Ginásio  de Esportes da cidade e contou com a participação de congregações religiosas, comunidades de vida e aliança, associações e movimentos de jovens; que juntos, somaram em torno de 20 stands.

O tema do encontro foi: “Fazei tudo o que Ele vos disser”,  "O Incendiando Cotia" caracterizou-se por um dia de show, oração e exposição vocacional junto aos jovens daquela localidade. Tivemos a oportunidade de falar do carisma da Família Paulina e distribuir kits vocacionias a todos os(as) jovens que vinham até nosso stand.
 Agradecemos ao Senhor pela oportunidade de encontrarmos tantos jovens sedentos da Palavra de Deus e desejosos de descobrirem sua vocação. Que as sementes plantadas neste evento possam germinar, crescer e dar frutos na vida de todas as pessoas que encontramos.

 

domingo, 12 de fevereiro de 2012

A história do YOUCAT

Após o Concílio Vaticano II, muitos já não sabiam ao certo em que os cristãos acreditavam. O papa João Paulo II tomou uma decisão audaz: que bispos de todo o mundo escrevessem um livro que pudesse apresentar em que a Igreja Católica crê. Confiou ao Cardeal Joseph Ratzinger a missão de coordenar os trabalhos destes bispos, fazendo com que contribuições vindas de bispos de lugares tão diferentes, pudessem integrar-se e formar um verdadeiro livro.
Este livro foi construído com cerca de três encontros anuais, durante uma semana inteira, discutindo cada parte do livro que ia nascendo. O Catecismo da Igreja Católica foi feito com uma estrutura retirada da experiência catequética: “Em que cremos”; “Como celebramos os mistérios cristãos”; “A vida em Cristo”; “Como devemos orar”. Durante a composição do livro, percebeu-se as diferenças continentais, culturais e etários. Então segundo o Papa Bento XVI, ficou claro que era necessário “traduções”, para melhor tocar as pessoas.
Fonte: Site Catecismo Jovem
Após o lançamento do Catecismo da Igreja Católica em 1997, aconteceram as Jornadas Mundiais da Juventude e então se reafirmou a necessidade de traduzir na linguagem dos jovens. Sob a orientação do Arcebispo de Viena, Christoph Schonborn, surgiu então um Catecismo Jovem, o YouCat.
O YouCat tem a mesma estrutura do Catecismo da Igreja Católica. É composto por 527 perguntas simples, com respostas que exprimem a fé da Igreja Católica. Tem uma linguagem jovem, exemplos cotidianos. Muito colorido, com fotos, desenhos chama a atenção. Nos cantos das páginas tem diversas citações bíblicas, frases de santos e definições importantes, que dizem respeito aos temas apresentados naquela página.
O YouCat foi lançado ao menos simbolicamente na Jornada Mundial da Juventude em Madrid, sendo que cada peregrino ganhou o seu YouCat, como um presente pessoal do próprio Papa.
No prefácio do YouCat o papa pede aos jovens: “Estudai o catecismo com paixão e perseverança! Para isso, sacrificai tempo! Estudai-o no silêncio do vosso quarto, lede-o enquanto casal se tiverdes a namorar, formai grupos de estudo e nas redes sociais, partilhai-o entre vós na internet! Permanecei deste modo num diálogo sobre a vossa fé!”.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Oração da Campanha da Fraternidade 2012

Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.

Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.

Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra. Amém.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Palavra de Deus semeada no meio do povo...

No dia 05 de fevereiro de 2012, na Cúria da Arquidiocese de Salvador-BA, Ir. Josélia e Ir. Viviani assessoram uma parte do encontro de catequese, trabalhando o livro “Catequese criativa”, de Ir. Neusa Fernandes, com várias dinâmicas do livro relacionadas à Palavra de Deus.
 Foi aprofundado também o objetivo das dinâmicas na catequese, além da espiritualidade e da missão do catequista (Livro: “Discípulos Catequistas”) e a sua importância na Igreja. Com a exposição dos livros, os catequistas puderam conhecer outros materiais de Paulinas que servem como apoio para a sua formação, para realizar essa missão tão desafiante.

 O encontro foi bastante participativo, alegre e dinâmico. As irmãs também aproveitaram para um despertar vocacional, falando do carisma e da missão paulina.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Período de Preparação à Profissão Perpétua

“Um aprofundamento contínuo do chamado e das motivações da resposta reavivará o dom recebido, ajudando a assumir o carisma paulino com uma consciência sempre nova  e renovado impulso à santidade”. (Const. 83)
Num clima de gratidão e recordação da vida de Ir. Tecla Merlo, que sempre esteve muito presente em nossa caminhada vocacional, no dia 05 de fevereiro de 2012 iniciamos o período de preparação à Profissão Perpétua em São Paulo, na comunidade do Instituto Alberione. E neste dia, como peregrinas fomos ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida para pedir a benção e a companhia de Maria, nossa Mãe em nossa preparação.
No dia 06 pela manhã, Ir. Ninfa Becker, superiora provincial, nos introduziu neste “tempo de graça” com profundas e sábias palavras, recordando-nos as orientações de nossos fundadores e os objetivos deste tempo de aprofundamento. Concluímos o dia com a celebração eucarística de abertura deste período contando com a presença da comunidade que nos acolhe e irmãs das comunidades de São Paulo.
Temos a graça e a alegria de sermos acompanhadas nestes cinco meses de preparação por Ir. Clarice Josefa Wisniewski, que também foi nossa mestra de noviciado. Outras irmãs e sacerdotes nos ajudarão a refletir e aprofundar os compromissos que queremos assumir definitivamente.
Contamos com as orações e a comunhão fraterna de cada uma.
Com afeto e gratidão,
Ir. Ana Paula Ramalho, Ir. Angela Maria Klidzio,
Ir. Janete Leal Ribeiro e Ir. Marizete Batista de Souza

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Família Paulina celebra Ir. Tecla Merlo

Neste domingo, 05 de fevereiro, a Família Paulina, que está em São Paulo-SP, reuniu-se com o povo da Paróquia Santo Inácio de Loyola para celebrar o 48º aniversário de morte da Venerável Mestra Tecla Merlo, a primeira superiora Geral das Irmãs Paulinas.  A missa foi presidida pelo Pe. Antonio Lúcio, Paulino, e por outros padres Paulinos.
Interpretando Mestra Tecla a noviça Aucilene contou um pouco de sua história no início da celebração, a fim de torná-la conhecida ao povo que nunca ouviu falar dela e também de reavivar a memória daqueles que a tem no coração. O quadro com sua foto também foi introduzido no início da celebração.
Na homilia Pe. Lúcio recordava que Mestra Tecla foi como uma mãe para todas as congregações da Família Paulina. Esteve sempre fiel ao lado de Pe. Alberione em todas as suas iniciativas, mas ajudava cada membro com um carinho maternal quando as situações eram mais difíceis de serem assumidas.
Essa celebração foi um momento de recordação e agradecimento ao Senhor pelo testemunho fiel de Ir. Tecla Merlo entre nós. Mesmo passados quase cinqüenta anos de sua partida para o céu, suas palavras, seus exemplos e o perfume do amor que semeou na terra permanecem vivos. Temos a certeza de que ela intercede pela Família Paulina junto ao Pai, por suas necessidades missionárias, vocacionais e formativas e também por toda a humanidade sedenta da Palavra de Deus que ela tanto amou e pela qual deu sua vida e afirmava: “Gostaria de ter mil vidas para gastá-las todas pelo Evangelho.”
Rezemos: Venerável Ir. Tecla Merlo, rogai por nós!

   

Ir. Tecla Merlo - Um testemunho entre nós


O dia 05 de fevereiro é uma data muito importante para toda a Família Paulina e, de maneira especial, para as Irmãs Paulinas. É o dia em que celebramos o aniversário de morte da Venerável Ir. Tecla Merlo. Ela foi a Primeira Mestra das Irmãs Paulinas, a primeira Superiora Geral, o braço direito de Pe. Tiago Alberione na fundação das congregações e institutos da Família Paulina.  
Com apenas 20 anos foi convidada por Pe. Alberione a integrar um pequeno grupo de jovens que se tornariam religiosas, consagrando-se ao apostolado da Boa Imprensa. Teresa, como se chamava então, respondeu entusiasmada, pois já tinha o desejo de consagrar-se a Deus. Sua mãe permitiu-lhe ir por 15 dias, porém, esses 15 dias duraram sua vida toda. Com uma confiança inabalável, em Deus e no Pe. Alberione, enfrentou muitas dificuldades sem desanimar. Por isso, é considerada uma mãe para toda a Família Paulina. Nessa data memorável, em todos os cantos do mundo, a Família Paulina celebra, agradece e pede graças pela intercessão da venerável Mestra Tecla. Também a recordam com carinho e saudades aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-la e conviver com ela.

 Para recordar Ir. Tecla Merlo, as irmãs e noviças que residem na Cidade Regina, em São Paulo, reuniram-se na tarde deste domingo, dia do 48º ano do seu falecimento, para partilhar as experiências que tiveram com a Primeira Mestra. Muitas irmãs tiveram a oportunidade de conhecê-la pessoalmente, mesmo que rapidamente, só para receber a sua benção, outras tiveram a oportunidade de conversar um pouquinho com ela ou apenas de receber seu olhar encorajador. Experiências que marcaram para sempre a vida e o caminho vocacional dessas irmãs.

O que se destaca em Mestra Tecla são sua bondade e simplicidade. Contou a Ir. Benigna Breda que quando era aspirante, a Ir. Tecla e o Pe. Alberione vieram visitar o Brasil. Ela e mais uma colega ficaram encarregadas de levar o café da manhã para o Pe. Alberione. Muito alegres com essa oportunidade de servi-lo, acharam que precisavam guardar uma recordação do momento, então, certo dia levaram uma tesoura para cortar um pedaço da fita do seu chapéu para elas. Fizeram a travessura escondidas e saíram rapidinho. Mas, para a surpresa delas, encontraram no caminho a Ir. Tecla que logo percebeu que elas haviam aprontado alguma.
Elas então contaram o que haviam feito. Para a surpresa, ao invés de levarem uma bronca, Ir. Tecla levou-as no seu quarto e deu um lenço seu a cada uma, dizendo que era para que elas não fizessem essa travessura com ela.
Essa bondade de Ir. Tecla também expressava-se ao encorajar as jovens a prosseguirem, pois nela era firme a convicção de que precisava de santas na congregação. A Ir. Ada Sbairaini contou-nos sua experiência: Era a Ir. Tecla que ia decidir se ela poderia continuar ou não na congregação, pois tinha um problema de saúde. Quando foi encontrar-se com Ir. Tecla ela lhe disse: “Na congregação nós não precisamos de gente só para trabalhar, mas também de gente para sofrer, siga em frente.”
Essas e muitas outras são as histórias estão gravadas no coração de muitas Paulinas pelo mundo. Quem a conheceu não esquece jamais e quem não teve essa oportunidade também aquece o coração ao escutar essas memórias.
Agradecemos ao Senhor o dom desse testemunho de santidade semeado entre nós por meio da vida de Ir. Tecla Merlo. Que do céu ela interceda por cada membro da Família Paulina, pelas vocações e nos conceda o seu amor ao Evangelho e seu ardor missionário. 
Para conhecer mais sobre a Ir. Tecla Merlo você pode acessar o blog:

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Logomarca oficial da JMJ 2013



Na noite do dia 07 de fevereiro de 2012 foi lanaçada a logomarca oficial da JMJ 2013 no Brasil.
Com base no trecho da Palavra do Evangelho de São Mateus, percebe-se a necessidade de expressar uma referência direta à imagem de Jesus e ao sentido do discípulo. Neste episódio, Jesus se encontrou com seus discípulos em uma montanha, após sua ressurreição. Como símbolo da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor também se encontra em uma montanha e é um monumento reconhecido no mundo inteiro. O tema é uma palavra de ordem proclamada pelo próprio Senhor Jesus, e assim a Sua imagem possui destaque no centro do símbolo.

Os elementos do símbolo formam a imagem de um coração. Na fé dos povos o coração assumiu papel central, assim como o Brasil será o centro da juventude na Jornada Mundial. Também designa o homem interno por inteiro, se tornando nesta composição a referência aos discípulos que possuem Jesus em seus corações.
Os braços do Cristo Redentor ultrapassam a figura do coração, como o abraço acolhedor de Deus aos povos e jovens que estarão no Brasil. Representa nossa acolhida, como povo de coração generoso e hospitaleiro.

A parte superior (em verde) foi inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro, e a cruz contida nela reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz. As formas que finalizam a imagem do coração possuem a cor azul, representando o litoral, somada ao verde e amarelo que transmitem a brasilidade das cores da bandeira nacional.


Cristo Redentor recebe iluminação para JMJ


Quem olhou para o Corcovado na noite de ontem, 6, viu um show de luzes e cores. O Cristo Redentor, foi iluminado com as cores das bandeiras de 150 países que deverão participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) RIO2013. O evento trará o papa Bento XVI ao Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho de 2013.
A ação tem por objetivo despertar a curiosidade dos jovens do mundo inteiro para o lançamento da logomarca oficial da JMJ, que será apresentado hoje, às 19h30, no auditório do Edifício João Paulo II, na Glória, onde fica a sede do Comitê.
A expectativa é grande em torno da divulgação do símbolo de um dos maiores eventos que o Brasil irá sediar. Na ocasião, o presidente do Comitê Organizador Local (COL/Rio) e arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), dom Orani João Tempesta, irá apresentar também o autor da logo, que foi escolhida através de concurso.

Reunião
Representantes de mais de 120 colégios e de todas as instituições de nível superior participaram do encontro que reuniu as entidades educacionais católicas da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e das sub-sedes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) RIO2013 (arquidiocese de Niterói e dioceses de Duque de Caxias e Nova Iguaçu) e os membros do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada.
A reunião, coordenada pelo presidente do COL e arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, foi realizada no dia 4 de fevereiro, no auditório do Edifício João Paulo II, sede da arquidiocese do Rio de Janeiro.
Os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre o que é uma Jornada e receberam informações sobre a última JMJ, realizada em agosto de 2011, em Madri, na Espanha. “De uma certa forma estaremos influenciando o presente e o futuro de todo o mundo. Esses jovens irão levar a experiência de Deus, do encontro com Jesus. Para todos nós é uma grande missão. E também um bem para toda a sociedade”, afirmou dom Orani sobre a importância da JMJ.
O arcebispo lembrou que o Brasil já está vivendo a Jornada através da peregrinação dos Símbolos, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, pelas dioceses do país. Ele explicou também como é a organização do COL e de todos os envolvidos na preparação da JMJ RIO2013.

Voluntários
"Podem se alojar, a casa é nossa". Foi assim que as mais de 160 pessoas que compareceram no último sábado, 4, ao Edifício João Paulo II para a primeira reunião de formação dos coordenadores de voluntários da Jornada Mundial da Juventude RIO2013 foram acolhidas.
O setor de voluntários, coordenado pelo padre Ramon Nascimento, é a porta de entrada para todos os que querem colaborar com os trabalhos da Jornada. Através da recepção, da formação e da capacitação caberá aos coordenadores paroquiais promover o voluntariado e conseguir cerca de 60 mil voluntários, sendo 45 mil diocesanos.
A inscrição para voluntários continua, basta acessar o site oficial da JMJ RIO 2013. Não perca essa oportunidade de ter um encontro maior com Deus e de trabalhar pra Ele. Faça a sua parte, não deixe essa chance passar.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Irmãs Paulinas no Summer Beats em SP

No dia 05 de fevereiro de 2012 as Irmãs Paulinas que moram em São Paulo participaram do  Summer beats. O Summer Beats é um show que reúne várias bandas católicas que acontece todos os anos no Play Center em SP.
É um grande momento de evangelização, principalmente para os jovens que participam.
Confira este vídeo onde traz um dos principais momentos do evento: Um pouco da homilia de D. Tarcisio Scaramuzza falando especialmente para os jovens e a participação das Irmãs Paulinas no meio da juventude.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Noviças retornam de missão III

Acompanhe o testemunho da Noviça Daiane, que partilha conosco sua experiência de missão no Rio de Janeiro - RJ.
Da esqerda para direita: Daiane e demais irmãs do RJ
Frase bíblica que me acompanhou...
“Tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus”.   
 
Experiência mais significativa que vivi...
Como bem sabemos a Jornada Mundial da Juventude vai ser no Rio de Janeiro em 2013. Tudo por lá respira Jornada Mundial. Tive  oportunidade de no dia Nacional da Juventude participar do encontro da Arquidiocese de Jovens do Rio de Janeiro, na Cidade do Samba, muitos jovens estiveram presentes. Nós, paulinas, estávamos lá com uma exposição de CD´s e livros na feira vocacional.  Lá nesse encontro, Dom Orani, anunciou oficialmente o Rio como  sede da Jornada da Juventude, foi um momento de grande emoção, os jovens vibravam muito, uns sorriam, pulavam, outros choravam...
Desafios vividos...
O maior desafio que percebi foi à desigualdade social. Digo que o Rio de Janeiro é uma cidade de opostos, lugares lindíssimos, ricos, outros com uma grande maioria de pobreza, favelas, moradores de rua. Essa injustiça me deixou inquieta.
Depois dessa experiência posso dizer que, o sentimento predominante é de gratidão. Agradeço muito a Deus e a Congregação pela oportunidade de fazer o período apostólico do noviciado no Rio de Janeiro. Obrigada, obrigada e obrigada!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Atendimento Vocacional nas Redes Sociais

Olá Jovem,
Você deseja saber mais sobre a Vida Religiosa? A vida e missão das Irmãs Paulinas?
Todos os dias uma Irmã fica online no facebook para conversar com você e tirar suas dúvidas sobre vocação. Entre em contato conosco! Será uma grande alegria poder conversar com você!