segunda-feira, 4 de abril de 2016

Memória do nascimento do Bem-aventurado Pe. Tiago Alberione, Fundador da Família Paulina

Padre Tiago Alberione nasceu em 04 de Abril de 1884 e soube viver no seu tempo vislumbrando o futuro, com o olhar de Deus. Desde muito cedo sentiu que a sua vocação era ser sacerdote e para esta vocação orientou todas as suas energias.

Aos 16 anos de idade, Tiago Alberione decidiu “preparar-se para fazer alguma coisa por Deus e pelos homens do século XX”. Sentiu a necessidade de uma renovação pastoral, de colocar a serviço do Evangelho os meios que o progresso humano oferece, de formar novos apóstolos, em sintonia com o progresso das ciências e com as novas invenções tecnológicas.

O Evangelho não muda, mas mudam as linguagens, os meios e o modo de comunicá-lo. Jesus é “o comunicador perfeito”, porque falava plenamente inserido no contexto do seu tempo. A exemplo do Mestre Jesus e estimulado por São Paulo, o Padre Tiago Alberione procurou o modo e os meios mais adequados para comunicar a todos a Boa-Nova de Jesus Cristo Caminho, Verdade e Vida. Neste sentido, ele se antecipou a sua época e as decisões que viriam depois com o Concílio Vaticano II em relação ao uso dos meios de comunicação para a evangelização.

Fisicamente, era um homem de saúde frágil. Evitava colocar-se em evidência. Mas, desenvolveu ao máximo o sentido da laboriosidade herdada de sua família, e a coragem excepcional para fundação dos dez institutos que constituem a Família Paulina. Foi líder eficaz, excelente realizador e trabalhador incansável.
A preocupação apostólica, a atividade intensa, a visão universal de Tiago Alberione situam-se no horizonte de sua experiência de fé e da confiança inabalável em Deus Trindade, que conduz a história. A intensa vida de oração, alimentada pela palavra de Deus e pela Eucaristia, era a fonte cristalina de onde brotava sua visão profética da realidade e da história. Sua preocupação apostólica vai muito além do tempo e do lugar onde sua atividade acontecia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!