segunda-feira, 6 de novembro de 2017

“Por uma Igreja em saída”

Semana Missionária – Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Maués)
            Nos dias 21 a 30 de outubro tive a graça de participar, junto com o COMISE (Comissão Missionária dos Seminaristas) da Arquidiocese de Manaus, com mais 40 missionários, da semana missionária na Diocese de Parintins, Paróquia Nossa Senhora da Conceição na cidade de Maués.  
A Paróquia atualmente atende 14 setores: Urupadi, Parauarí, Pupunhal, Alto Maués Açu, Baixo Maués Açu, Paracuni, Urariá de baixo, Trindade, Maués Mirim, Alto Apocuitaua, Médio Apocuitaua, Lago Grande, Apocuitaua Mirim e Área Indígena. Em cada setor citado se abrange de 7 a 9 comunidades que formam esses setores.

Foram 24h navegando nesses imensos rios do Amazonas até a cidade de Maués. Lá, fomos divididos por setores nas comunidades: nós de Manaus mais os missionários das comunidades de Maués. Ao todo, éramos mais de 100 missionários. E com o envio de Dom Giuliano, Bispo da Diocese de Parintins, partimos rumo às nossas comunidades.
            Nosso grupo missionário foi enviado para o Setor Parauarí. Assim, viajamos no dia 22 do mês de outubro para nosso setor confiado. Partimos com destino à comunidade chamada São João. Lá permaneceram dois missionários. Prosseguindo mais 4h de viagem, chegamos na comunidade do Mucajá, onde ficaram mais dois missionários. Lá permanecemos para celebrarmos com a comunidade e para descansar da viagem.
            Logo que amanheceu o dia, partimos rumo à comunidade Vila Nova do Maringá e Acauera. Padre Luis, vigário Paroquial e Promotor Vocacional foi destinado à comunidade Acauera e nós para a Vila Nova do Maringá.
            Enfim, chegamos em nosso destino no dia 23 a tarde, a comunidade já nos aguardava ansiosamente e fomos recebidos com cantos e festejos. Essa comunidade há quase dois anos já não recebia mais visita da Paróquia de Maués devido às distâncias e a dificuldade de navegação e por isso com muita alegria fomos recebidos pela comunidade.
              Foram cinco dias vivenciados com muita alegria e fervor missionário. Juntamente com o seminarista Ivo, visitamos todas as famílias da Vila bem como as famílias que moram do outro lado do rio. Realizamos encontros com os jovens e com as crianças das escolas da Comunidade e todas as noites nos encontrávamos no salão da Comunidade para um momento de oração, de reflexão para encerrarmos nosso dia. Na quinta-feira à noite celebramos a Palavra com a Comunidade encerrando assim nossas atividades na Vila Nova do Maringá.
No dia seguinte, sexta-feira, partimos logo após o café da manhã para a comunidade do Juma. Lá, nos encontramos com os outros missionários e com as demais comunidades para a assembleia do Setor Parauarí. Foram dois dias de formações com as lideranças das comunidades, com os catequistas e com os grupos de jovens. À noite tivemos um momento cultural com apresentações locais e momento de animação e descontração.
            No sábado, dia 28, encerramos com a Celebração Eucarística nossa assembleia e com um grande almoço festivo oferecido pela comunidade local. Após o almoço, nos despedimos das comunidades e retornamos à Paróquia de Maués. Chegando a noite na Paróquia, fomos acolhidos com muita alegria e com um jantar festivo e atividades culturais.
               E no dia 29 partimos rumo à Manaus, chegando no dia 30 a tarde. E assim encerramos nossa Semana Missionária com muita alegria e dinamismo missionário, numa Igreja em Saída vivenciando a cultura do encontro.
           O que brota em meu coração é gratidão. Mais do que ensinar e dar formações às comunidades, nós fomos ensinados e enriquecidos pelo olhar, pelo sorriso, pelo abraço e pela acolhida de cada habitante da região.
            Rezemos por essas comunidades e por todos os jovens despertados, a fim de que prossigam no caminho de Jesus, e sejam sempre mais testemunhas do amor de Deus e canais de luz a iluminar as diversas realidades a eles confiadas.

Ir. Sabrina Mosena, fsp

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!