sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

São Paulo, apóstolo de Jesus

Palma il Giovane - Museo del Prado  
Conhecer Paulo é poder fazer a contemplação da ação de Deus em nossa vida, é perceber a presença de um Deus que age por amor e com uma misericórdia infinita.
Paulo, nasceu em Tarso, na região da Cilicia, Ásia Menor, atual Turquia. Apesar de ter nascido em Tarso, ele foi criado em Jerusalém e veio de uma família judaica. São Paulo teve boa formação cultural e religiosa, foi um grande conhecedor da Sagrada Escritura e um fiel observador das leis. Quanto à profissão, era fabricante de tendas, profissão do pai.
Paulo era cidadão romano, o que na época lhe dava alguns direitos como a participação da assembleia do povo, onde se decidiam a respeito da organização da cidade. Muito respeitado, agia sempre segundo as leis prescritas.
Ele só não sabia que em pouco tempo sua vida mudaria totalmente. A entrada de Jesus na vida de Paulo o marcou profundamente. Foi na estrada de Damasco que ele teve a maior experiência da sua vida (At 9, 1-19). A partir daquele momento ele jamais seria o mesmo. A sua missão está enraizada na experiência feita no caminho de Damasco. Foi o encontro com Jesus que o fez mudar radicalmente. Jesus o conquistou para sempre. Mais tarde, ele dirá: “Para mim o viver é Cristo” (Fl 1,21).
Foi preciso Paulo fazer a experiência da escuridão, ficando cego por três dias numa total incerteza do seu destino para poder entregar-se nas mãos de quem o chamou. Nem tudo Paulo entende, o mistério é grande demais...
Deus tem um projeto, Paulo vai descobrindo aos poucos. Entre erros e acertos, ele segue firme, caminha com coragem, persiste até o fim.
Em sua noite escura aparece Ananias, enviado por Deus, que o ajuda a libertar-se da cegueira, o acolhe na comunidade, o faz sentir-se irmão e revela a Paulo a vontade de Deus sobre ele: “Esse homem é um instrumento que eu escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel” (At 9, 15).
Paulo terá dificuldades, irá sofrer por ter aceitado o projeto de Deus para ele. No entanto, ele jamais esquecerá da experiência feita na estrada de Damasco, essa lembrança irá dar-lhe forças e o fará superar todos os desafios.
Paulo faz a experiência do amor de Deus por ele, e tudo o que ele fizer será para agradecer por esse amor que Deus o fez experimentar. Por isso, trabalha com coragem, não mede sacrifícios, age com convicção e sobretudo com amor: “O amor de Cristo nos impulsiona” (2Cor 5,14). Por onde passa forma comunidades, as anima, fortalece e consola. Quando está longe as acompanha por meio de suas cartas. Paulo sente-se obrigado a levar o Evangelho a todos, sem distinção: “Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho” (1 Cor 9, 16).
No seu caminho, Paulo também terá grandes alegrias. Ele se sentirá feliz por responder com fidelidade ao chamado de Jesus. No fim de sua vida ele afirma: “Combati o bom combate, terminei minha carreira, conservei a fé” (2 Tm 4,7).
Hoje Deus continua chamando e por meio de todos os que são chamados, revela o seu amor e fidelidade ao seu povo. 

Ir. Maria Goretti, fsp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!