segunda-feira, 16 de março de 2020

Dom Fernando acolhe aspirantes à vida religiosa e ao sacerdócio na Catedral

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, recebeu na catedral metropolitana neste domingo (15/03) os novos aspirantes à vida religiosa e ao sacerdócio que darão início a sua formação no território da Arquidiocese. Mantendo a tradição, o arcebispo presidiu celebração eucarística marcando o início do ano letivo no Seminário Propedêutico, nas congregações religiosas e nos seminários de outras dioceses do Regional NE2 que estão localizadas dentro do território arquidiocesano.
 A missa foi concelebrada pelo cura da catedral, monsenhor Albérico Bezerra; pelo vigário episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Religiosa e Consagrada, padre Sandro Corazza; pelo reitor do Seminário Propedêutico, padre Josivan Sales; e pelo padre Chagas, formador dos Passionistas.
Cerca de 50 jovens vocacionados participaram da celebração, a convite da Comissão dos Ministérios Ordenados e Vida Consagrada (Cmovic) da Arquidiocese, que busca promover, despertar, cultivar, animar e acompanhar as vocações. No convite enviado aos jovens, como em Gênesis a Abrão, estava escrito: “Deixa tua terra, vai para a terra que eu te mostrar”. Estiveram presentes formadores, seminaristas e aspirantes das congregações Paulina, Salesiana, Franciscana, Beneditina, Passionista e outras.
Para Talita Ferraz, de 20 anos, que veio de Minas Gerais para iniciar sua formação em Recife na Congregação das Filhas de São Paulo, mais conhecida como Paulinas, a acolhida foi muito importante. “Eu me permiti viver a vocação, seguir o chamado, e sei que com Jesus à frente, tudo vai dar certo”, disse a aspirante. “Espero que mais jovens tenham essa graça”, completou.

De fato, muitos jovens estão descobrindo e abraçando suas vocações. Os seminários Propedêutico (Menor) e Nossa Senhora da Graça (Maior), da Arquidiocese de Olinda e Recife, têm hoje em formação 97 seminaristas. Outras dezenas de jovens seguem em formação nas congregações e institutos religiosos.
A caminhada dos futuros padres e religiosas é extensa: são nove anos para os meninos até a ordenação sacerdotal e cinco anos para as meninas até os primeiros votos – com formação estendida para elas de mais cinco anos até os votos perpétuos.
Segundo o padre Josivan Sales, reitor do Seminário Propedêutico da Arquidiocese, que está localizado na cidade de Igarassu, no litoral norte do estado, tão importante quanto uma formação séria para os jovens vocacionados é a oração dos fiéis católicos por sua perseverança, discernimento e entrega.  “Graças a Deus, nossa Arquidiocese tem recebido jovens comprometidos, que vivem sua vocação e se preparam com responsabilidade para o ministério, sabendo que a vida do sacerdote é servir como Jesus por onde for”, comentou o reitor.

Fonte: https://www.arquidioceseolindarecife.org/dom-fernando-acolhe-aspirantes-a-vida-religiosa-e-ao-sacerdocio-na-catedral/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!