sexta-feira, 6 de março de 2020

II Domingo da Quaresma - Escutar o Filho Amado com todos os sentidos

ESCUTAI-O!
Com os olhos 
dos ouvidos abertos,
toca-se tudo de um modo diverso.
Sente-se o sabor
de cada palavra,
mel e fel, amor e profecia.
O perfume da ressurreição 
exala a partir de nós.

ESCUTAR O FILHO AMADO COM TODOS OS SENTIDOS

Nesta Segunda Semana da Quaresma subimos uma alta e linda montanha com Jesus, a ponto de querer permanecer lá diante de tamanha beleza e paz. Nós subimos como seus convidados especiais e descemos como seus amigos íntimos, levando dentro de nós o segredo da nossa esperança. E naquele lugar com gosto de Céu, somos surpreendidos com uma Presença luminosa e um convite simples e ao mesmo tempo desafiador para os nossos tempos: ESCUTAR. A voz do Pai gentilmente nos convida à escuta que vai além dos ouvidos. É SENTIR o perfume de esperança, TOCAR o seu Amor concreto, VER sua Presença nesse instante, SABOREAR e nutrir-se de sua Palavra.
O Evangelho deste Domingo (Mt 17, 1-9) nos convida a escutar com todo o nosso ser o Filho Amado, mas também nos interpela a aprender com Ele a sermos atentos à Divina Voz, que nos fala na Palavra, no sacrário da nossa consciência, em todos acontecimentos, na alegria e na dor. Pedro subiu com Jesus e queria permanecer na montanha. E quem de nós já não quis parar o tempo para eternizar uma alegria ou estancar um sofrimento e construir uma casa estável junto de quem se ama e viver à sombra desse Amor sem a dor e a finitude?
Porém, não podemos voltar ou adiantar o relógio, mas em todas as situações que nos tiram o chão podemos perceber os passos do Filho Amado que se aproxima de nós, que nos toca com suavidade e força e nos diz: "LEVANTEM-SE, NÃO TENHAM MEDO" (Mt 17, 7).
Sim, essas são as palavras do Filho que o Pai nos convida a escutar hoje. A Cruz é inevitável nas descidas e planícies dessa vida, mas se prestarmos atenção, podemos ESCUTAR a presença do Senhor em cada momento e já sentir o perfume da Manhã da Ressurreição.
Para viver bem este tempo quaresmal:
Um exercício simples e muito eficaz de oração é a repetição de uma palavra ou frase da Palavra de Deus. Sugerimos para esta semana a repetição interior (em modo pessoal) das palavras de Jesus no Evangelho deste Domingo: "LEVANTE-SE (seu nome), NÃO TENHA MEDO" (cfr. Mt 17, 7).

Ir. Ana Paula Ramalho, fsp (Reflexão)
Ir. Janine Boaventura, fsp (Desenho)
Ir. Rosa Ramalho, fsp (Poesia)
Três olhares sobre a Palavra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!