sábado, 14 de julho de 2012

Precisa-se!

Não é difícil encontrar por aí aquelas placas ou cartazes com a palavra em destaque: Precisa-se! Geralmente, só o fato de vê-las já causa alegria: acende-se a esperança naquele que está à procura de emprego, ou a alegria de poder dar a notícia a alguém que precise.

No campo da espiritualidade, também devemos estar atentos aos cartazes de "precisa-se" colocados em lugares estratégicos para nós. Sabemos que Deus não precisa de nós, mas  temos convicção de fé que ele quis precisar, como contou com os profetas, com Maria, com Paulo e tantos outros, para que sua mensagem de amor chegasse a nós.

Isso sem contar que, em cada irmão é o próprio Deus que nos convoca. E toda convocação, todo chamado, vem acompanhado de uma missão.
No sentido cristão, a missão é a responsabilidade de todo batizado de evangelizar, é o compromisso intríseco à fé verdadeira, é a necessidade de anunciar o acontecimento que pode mudar a vida de todo ser humano: Jesus!
E é ele mesmo quem convocou os discípulos e hoje faz o mesmo convite a cada um de nós: vem e segue-me!
  
E, como já afirmamos acima é um convite  todo os batizados, pois o missionário não é apenas aquele que entrega toda sua vida numa vocação específica, consagrada ao serviço do reino; missionário sou eu e você, independentemente de ministério. E é maravilhoso ver crescer em nossa Igreja, diante das necessidade de nosso tempo, uma multidão de jovens e casais consagrados à missão, reconhecendo serem responsáveis pela evangelização daqueles que estão ao seu redor. Cada vez mais, aumenta a consciência do que é ser missionário. Não é preciso  ir ao outro lado do mundo e, em alguns casos, nem para o outro lado da rua; afinal de contas, a missão começa em casa, nossa Igreja doméstica.
Para ser missionário não é fundamental que eu saiba pregar ou falar de Deus para alguém; na verdade, muitas vezes o falar é totalmente indispensável. O que é imprescindível é o testemunho, o modo de viver, os pequenos gestos e sinais que demonstram se nossa fé é verdadeira, ou apenas uma "bela fachada"... Para ser missionário, é indispensável ouvir e responder positivamente ao apelo de Jeus: "Precisa-se" de operários para a messe" "Preciso de você! Conto com você!" E o apelo de Jesus se dá especialmente pela sua Igreja, que ultimamente tem nos chamado, insistentemente, a sermos discípulos e missionários de Jesus Cristo.
Não tenha medo! Deus quer precisar de você e vai lhe dar condições para ser fiel ao seu chamado, no seu estado de vida, no seu dia a dia, na escola ou no trabalho, fazendo sua fé frutificar e seu Batismo gerar outros batismos.
Nada melhor do que responder ao "precisa-se" de Deus com o seu generoso: "Eis-me aqui envia-me".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!