sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Semana Nacional da Família tem atividades nas dioceses do Brasil


 Nos 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e em todas as dioceses, grupos e comunidades refletiram sobre a missão da família de ser luz para a vida em sociedade. A Semana Nacional da Família deste ano contou com diversas atividades de reflexão e de motivação para a atuação dos cristãos leigos e leigas na transformação da sociedade.
Desde sábado, acontecem missas, caminhadas, carreatas e palestras em diversas comunidades pelo Brasil. Nas programações preparadas nas dioceses, foram oferecidas palestras nas escolas e atividades com idosos e grupos de catequese de iniciação a vida cristã.

“Vimos os testemunhos e a alegria de quem se colocou a serviço indo ao encontro das famílias, e também a alegria das famílias que receberam este anúncio de viver o amor em família e em comunidade”, afirmou Khátia Stolf, coordenadora nacional da Pastoral Familiar ao lado de seu esposo, Luiz Stolf.
Foto: Arquidiocese de Teresina - PI
No Piauí, a arquidiocese de Teresina promoveu a III Romaria das Famílias ao santuário Santa Cruz dos Milagres. O evento teve a participação do assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, padre Jorge Alves Filho.
Base para as reflexões durante esta Semana é o subsídio Hora da Família, com seus encontros de reflexão que poderão ser trabalhados até sábado. Em cada um dos encontros, são propostos compromissos de atuação para evangelização das famílias. “Não basta só refletirmos, mas temos que ser agentes de transformação na sociedade atual”, reforça Khátia.
Compromisso social
“O nosso desejo é que após essa Semana Nacional da Família os nossos agentes de pastoral, da família e tantos outros, a nossa Igreja em geral, tenham se despertado para essa importância da vida social, não só eclesial, mas da contribuição que cada família pode dar no campo social, sobretudo nesse tempo em que o Brasil precisa realmente de pessoas refletindo, iluminando o caminho”, conta padre Jorge Filho.

O assessor ressalta ainda que, embora a Semana Nacional da Família seja um momento em que os agentes se dedicam a orações e reflexões em relação à família, é necessário que seja uma semana que nos desperte para a ação de cidadania: “Um desejo que deveria tornar-se realidade com a conscientização de cada um de nós e de cada família nesse papel importante na transformação social”.

E continua: “cada vez que a família restabelece seus relacionamentos e a sua vocação de ser família, ela então desenvolve na sociedade um grande e importante papel, porque a família para nós é tida como Igreja doméstica, mas para a sociedade, ela é o núcleo da sociedade. Então uma família bem vivida com a vocação bem realizada é uma família que pode realmente ser uma luz para a vida em sociedade”.
Visando a evangelização mútua das famílias na fé e no amor, a Pastoral Familiar quer que elas estejam e hajam no mundo, transformando a realidade. “Deste modo como cristão leigos e leigas no mundo assumimos o compromisso sociopolítico transformador, de ser sal e luz”, afirma o casal coordenador nacional.
A motivação é para que as famílias sejam anunciadoras de Jesus Cristo, em cada lugar e situação onde se encontram, participando de grupos bíblicos de reflexão, na política, nos conselhos de direitos, nas associações de famílias e de moradores, visando a melhoria de políticas públicas em favor das famílias, das crianças, dos jovens das mulheres e idosos.
Congresso
No próximo mês, mais de mil agentes estarão reunidos em Cuiabá (MT) para o XV Congresso Nacional da Pastoral Familiar, entre os dias 8 e 10. Padre Jorge Filho espera que o evento possa ser uma continuidade da reflexão iniciada nesta semana, “sobretudo, porque o tema da Semana Nacional da Família está ligado ao tema do congresso”. “Eu creio que este ano nós como família temos muitas possibilidades de refletirmos sobre nossa vida eclesial e social”, diz o assessor.

Fonte:http://cnbb.net.br/semana-nacional-da-familia-tem-atividades-em-todas-as-dioceses-do-brasil/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!