sábado, 5 de março de 2011

A equipe vocacional de Belo horizonte nos conta...


O ideal de uma Filha de São Paulo deve ser o mesmo do Apóstolo: pregar o Evangelho com todos os meios modernos de comunicação...”
(Venerável Ir. Tecla Merlo).

No mês em que, de forma muito especial, recordamos nossa querida Mestra Tecla, fizemos diversas experiências de nos deixar moldar pela Palavra de Deus, assim como ela o fez no decorrer de toda sua vida. Desse modo, nos lançamos nas experiências missionárias simplesmente com uma única de atitude, a fé.


Guiadas pelo grande testemunho de Ir. Tecla vivenciamos o mês de fevereiro de forma bastante intensa. A alegria e a presença fraterna que tanto fez parte da vida dessa nossa querida Irmã, continua a nos impulsionar hoje e nos faz elevar a Deus a nossa eterna gratidão por Ele continuar oferecendo-nos a oportunidade de sermos presenças vivas do seu amor e de sua misericórdia.

Com nosso olhar voltado para esse objetivo foi que realizamos no mês de fevereiro experiências enriquecedoras em nossa caminhada paulina. Com alegria e entusiasmo partilhamos algumas de nossas atividades missionárias: De 11 a 19 de fevereiro, em Vitória – ES realizamos uma visita a família da jovem Christine Amorim (vocacionada); Visitamos também a família da pré-postulante Ismara que se encontra em São Paulo. No dia 12, aconteceu um encontro de formação para catequistas e no dia 19 o encontro foi para a formação de um grupo de jovens, em Rio Novo do Sul/ES. 




Dos dias 22 a 26, aconteceu em Três Rios-RJ um Tríduo Vocacional em preparação a Ordenação Sacerdotal do Diácono Ricardo Alexandre, C.Ss.R. A equipe Vocacional de Belo Horizonte e São Paulo, assumiram com ardor essa missão. As Irmãs Elizete e Sebastiana Shissel, juntamente com uma equipe dos padres e irmãos Redentoristas visitaram as famílias; escolas e se fizeram presente entre o povo.


XIX Capítulo provincial das Irmãs do Santíssimo Sacramento

Além de todas estas experiências, uma que nos tocou de modo particular foi a nossa participação no Capítulo Provincial das Irmãs Sacramentinas. “Fazer de toda nossa vida uma ‘Eucaristia’”, foi o tema do XIX Capítulo Provincial das Irmãs do Santíssimo Sacramento, em Belo Horizonte - MG.


A convite de irmã Célia, provincial, fomos convidadas a assumir uma tarde de encontro e ajudar na reflexão sobre a realidade da juventude e a pastoral vocacional. Com base no 3º Congresso Vocacional do Brasil, Ir. Ilanyr discutiu o tema: Vocações no atual contexto sócio-cultural, político, econômico, religioso e eclesial. Em seguida, um trabalho em equipe e a leitura do texto: O Serviço de animação vocacional na vida consagrada, de José Lisboa, trouxe pistas de reflexão para uma mentalidade de mudança na congregação. As irmãs conseguiram traçar metas de ação para o despertar de uma cultural vocacional impulsionadas pelo carisma do Instituto. Era bonito escutá-las entusiasmadas e conscientes de que o Serviço de Animação Vocacional deverá ser “uma pastoral vocacional inculturada, dialogal, profética e ecumênica, aberta aos sinais dos tempos, que reforça a escolha e a liberdade dos vocacionados e vocacionadas”.

Concluímos o mês de fevereiro na certeza de que é preciso nos tornar cada dia mais “Discípulos (as) Missionários (as) a Serviço das Vocações”. Não pretendendo de imediato que os jovens escolham uma opção de Vida Religiosa Consagrada, mas acima de tudo, seguirmos conscientes de que é preciso ajudá-los a se encontrar consigo mesmo e com o fundamento maior de suas vidas: Jesus Cristo.

Com a ternura de Cristo,
Equipe Vocacional – BH
P/ Ir. Elizete Moura e Ir. Ilanyr Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!