terça-feira, 2 de abril de 2013

ENCONTRO DE JOVENS SOBRE O TEMA DA CF-2013


A Equipe Vocacional das Irmãs Paulinas de Belo Horizonte/MG, realizou no último dia 18 de março de 2013 uma tarde de reflexão, louvor e oração com o grupo de jovens da Comunidade Coração de Maria em Ibirité/MG.

 De forma participativa e dinâmica, iniciamos nossa tarde fazendo resgate de algumas perspectivas que a própria sociedade tem sobre a juventude. Mais do que nunca, diante da realidade juvenil que nos envolve hoje, é necessário resgatar não apenas a nossa esperança em relação aos jovens, mas, sobretudo ajudá-los a construir sua própria identidade e o seu espaço no mundo, fazendo-os acreditar que eles são os verdadeiros protagonistas da própria vida e da história que vai sendo construída a cada dia. Assim afirmaram os jovens.

 No decorrer das reflexões e participação os jovens chegaram à conclusão de que é preciso primeiro acreditar em si mesmos, fazer com que seus sonhos se tornem realidade, depois acreditar que é possível contribuir para uma sociedade mais justa, humana e fraterna e consequentemente uma Igreja que viva com a sua juventude um verdadeiro caminho de fé, esperança e caridade.

 Ao refletir sobre o tema do “Protagonismo Juvenil” não nos limitamos apenas em descrever questionamentos, desafios ou inquietações em relação à atuação do jovem, mas, sobretudo, tentamos transmitir os desejos e anseios que a Igreja hoje tem em compreender, valorizar e incluir as juventude’s em suas decisões. Além de concluirmos nossa tarde com a Leitura Orante do texto de Isaías 6,8: “Eis-me aqui, envia-me”. Logo após houve uma bela Celebração Eucarística onde toda a comunidade, junto com a juventude, foi convidada a agradecer a Deus por esse momento de reflexão.

Nós, junto com a comunidade, consciente da problemática que ainda existe sobre a aceitação do “protagonismo juvenil”, pedimos ao Senhor para que possamos crescer na abertura de mente; de vontade e de coração para assim, construirmos com os jovens novos espaços de valorização e de aceitação de sua verdadeira face, sem pretendermos com isso, mudá-la ou desfazê-la de acordo com nossas estruturas e ideais já formados. Esse é um grande desafio, abraçá-lo depende de uma grande atitude de fé!

Setor Vocacional de Belo Horizonte/MG
Irmãs: Elizete e Roberta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!