segunda-feira, 10 de junho de 2013

Entrevista com a Ir. Neusa Fernandes

Neste ano de 2013, a Ir. Neusa Fernandes celebra seu  Jubileu de Prata de consagração na Vida Paulina. Acompanhe a entrevista que fizemos com ela, onde a mesma partilham sua experiência de fé vivida ao longo desses 25 anos.
 
 
1. Irmã Neusa, qual o texto Bíblico que iluminou sua caminhada ao longo desses 25 anos de vida consagrada?Na verdade, foram vários textos. Porém, quero frisar dois que para mim revelam a presença fiel de Deus em minha vida e caminhada vocacional:
Mt 28: "eis que estarei com vocês todos os dias, até o fins do tempos". E Js 1,5-9:"... não tenha medo e nem se acovarde, porque Javé, seu Deus, está com você onde quer que você vá.(...) eu lhe digo, seja forte e corajoso, eu nunca o abandonarei nem o deixarei desamparado... ".
 
2. Como você conheceu a Congregação das Irmãs Paulinas?
 Conheci a Congregação através dos livros e cartões que meu irmão, na época seminarista, levava pra eu vender em Guararapes, interior de São Paulo. Depois, encontrei o endereço das paulinas na revista Família Cristã, e escrevi para a comunidade paulina da Raposo Tavares, onde funcionava o setor vocacional.

3. Você recorda um momento(fato) significativo de sua caminhada em que sentiu a  mão de Deus sobre você?
Foram inúmeros os momentos fortes em que tive a graça de sentir a mão de Deus sobre mim. Porém quero ressaltar as viagens pelo Norte e Nordeste do Brasil, em visita ás jovens vocacionadas, onde me sentia protegida nos momentos em que me via sozinha naquelas estradas, nos carros de lotação (pois não tinha ônibus em alguns lugares), nos lugares desconhecidos, onde Deus enviava sempre uma pessoa(anjo) para me ensinar os caminhos, oferecer ajuda etc...
 
4. Que setores da Missão Paulina você já trabalhou? Qual deles considera  mais desafiador?
Já atuei como vocacionista, promotora, ecônoma, assistente das noviças, orientadora e gerente de livraria, revista diálogo. Dentre estes, o que considero mais desafiador é a pastoral vocacional, devido à realidade secularizada da sociedade e o desafio de falar a linguagem do jovem de hoje; de apresentar Jesus Mestre Caminho, Verdade e Vida  de maneira que os jovens sintam-se atraídos por Ele e queiram seguí-lo, no carisma paulino.
 
5. Deixe uma mensagem para as jovens que hoje desejam seguir Jesus mais de  perto no Carisma Paulino.  A você, jovem, que deseja seguir Jesus, assumindo a missão paulina, quero dizer as mesmas palavras ditas pelo nosso Bem Aventurado João Paulo II: "Jovem, não tenha medo!" "Aquele que vos chama é fiel!"(SP).
A sociedade de hoje pede pessoas de coragem, que estejam dispostas a darem de si para que o mundo seja melhor. E o mundo só será melhor se você tiver a mesma ousadia de São Paulo Apóstolo, assumindo a herança deixada por Jesus, que é  a de Anunciar o Evangelho a todos. Portanto, num mundo globalizado e midiático, vamos somar forças, fé e coragem, utilizando-nos dos Meios de Comunicação Social para anunciar a Boa Notícia do Reino de Deus.

Um comentário:

  1. Joana Raphael10/06/2013, 21:00

    Neusa, como é bom ver o tempo fluir e a graça de Deus nos encher diariamente. Parabéns! Louvado seja o Senhor em sua fidelidade! Reencontro você no dia 30 de junho. Joana Raphael

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!