sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Parabéns aos Jornalistas

Dia do Jornalista. Dia de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas.
 

São Francisco de Sales (1567 - 1622), filho de família nobre, renunciou a uma próspera carreira para ser sacerdote, opondo-se à família. Foi sagrado bispo em 1599 e enfrentou uma difícil luta ideológica entre católicos e calvinistas. Foi, muitas vezes ignorado e censurado em suas pregações, o que o levou a escrever fascículos e distribuir as pessoas, desse modo, onde sua voz era calada, a palavra escrita chegava. Foi nomeado doutor da Igreja, devido ao importante papel eclesiástico e cultural que desempenhou. O Papa Pio XI o proclamou padroeiro dos jornalistas. 
 
O jornalista dá uma grande contribuição à sociedade, com seu profissionalismo, relata os acontecimentos e denuncia divulgando a verdade em suas matérias nos jornais, revistas, televisão, internet. É um cientista da informação!

Como profissão o jornalismo só foi regularizado em 1969, quando passou a ser exigido o diploma universitário e o registro profissional. Mas jornalistas existiam desde a antiguidade. O primeiro jornal que se tem notícia foi o Acta Diurna, por volta de 59 a.C.. No qual as notícias sobre a sociedade e a política imperial romana eram dispostas em grandes placas brancas expostas em local de acesso ao público.

Nós, Irmãs Paulinas, que evangelizamos com os meios de comunicação, contamos com a importante colaboração dos jornalistas em nosso apostolado. 
O nosso fundador, Pe. Tiago Alberione, reconhecia a grande responsabilidade que tem o jornalista:



"A responsabilidade dos jornalistas é grande, mais ainda é a do escritor de revistas e periódicos, ao qual, de modo especialíssimo se pedem informações exatas e seguras, sem dispensar a competência dos argumentos dos quais trata. Ele se dirige geralmente aos menos informados, aos menos cultos, aos mais ocupados que nele confiam quase cegamente. Normalmente o periódico e a revista tem uma influencia muito superior a do livro."




PARABÉNS AOS JORNALISTAS A SERVIÇO DA VERDADE!
PARABÉNS AOS JORNALISTAS A SERVIÇO DO EVANGELHO!
DEUS OS ABENÇOE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!