segunda-feira, 4 de março de 2013

Protagonismo da Juventude de Fortaleza

O final de semana foi intenso para a juventude da arquidiocese de Fortaleza, que mais uma vez mostrou seu rosto e fez ecoar sua voz na Igreja e na sociedade. Como gritavam na noite de sábado, após a celebração eucarística: “A Igreja é viva! A Igreja é jovem!”.

 
Na manhã do sábado, 02/03, a Paulinas Livraria promoveu um bate-papo com os jovens líderes da Arquidiocese. Esta conversa foi moderada pelo Pe. Rafhael Maciel, reitor do seminário propedêutico, e contou com a participação de um representante das regiões episcopais: São José, Bom Jesus dos Aflitos, Nossa Senhora da Assunção, Nossa Senhora dos Prazeres, Sagrada Família, Nossa Senhora da Palma e também dos movimentos juvenis: PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular), PJ (Pastoral da Juventude), JMV (Juventude Marial Vicentina) e Juventude Missionária. Participaram mais de quarenta pessoas, dos quais a maioria era jovem, que puderam conhecer um pouco da realidade dos jovens, a partir deles mesmos, e dialogar sobre as esperanças, desafios e preocupações comuns.

Todos os jovens, em sua fala, apresentaram muitos sinais de esperança entre a juventude que tem sede de transformar a realidade, de fazer diferente, de lutar pela causa do reino. Assim como falaram, com pesar, de tantos sinais de morte que os rodeiam, particularmente a violência e as drogas que ainda exterminam a vida de muitos. Foi uma manhã de partilha, de esperança e de fé. Pe. Rafhael, em sua conclusão, convidava a todos a não perderem a esperança na juventude. Essa juventude que é o amanhã de nossa Igreja e sociedade.

 Durante a tarde e noite uma grande celebração marcou o 1° ano do Bote Fé na Arquidiocese de Fortaleza. Os jovens ganharam uma réplica da Cruz da JMJ e do ícone de Nossa Senhora que deverá peregrinar pelas paróquias até a semana missionária, em julho. Houve uma procissão que concluiu com a missa campal na Paróquia Santa Cecília e, logo após, alguns shows animaram a noite.

As Irmãs Paulinas participaram com a juventude deste momento de fé. Ir. Karina Carvalho e Ir. Roseane Welter estiveram durante o evento com a exposição do carisma Paulino e tiveram a oportunidade de falar sobre a vocação religiosa e fazer o convite vocacional.

Louvado seja o Senhor pela vida da Igreja manifestada na juventude. Que Ele os conduza no caminho da Vida, tornando-os seus fiéis discípulos e missionários e, pelo testemunho, outros jovens também sejam despertados para Cristo.

Convertei-nos e, nos desafios deste mundo,
tornai-nos missionários
a serviço da juventude.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!