quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Amor em sua múltiplas formas - (ebook)

 

 A busca pelo amor, assim como a busca pela felicidade, é uma das principais preocupações do ser humano. Uma busca confusa e desenfreada em que muitas vezes não se consegue nem mesmo identificar o objeto ou o objetivo. Afinal, o que é o amor, o que significa amar?
São múltiplos os significados que o termo "amor" apresenta na linguagem comum, na vida cotidiana, segundo os vários gêneros literários, para os estudiosos da Bíblia, da Teologia ou da Filosofia. Seja qual for o meio utilizado para se tentar defini-lo, o certo é que o amor modifica nossa vida, transfigura e reconfigura o mundo conforme o conhecíamos, e é excelente antídoto à violência.
É interessante e necessário, portanto, distinguir os diversos tipos de amor, e é o que se pretende com esta obra. Os autores identificam e nomeiam as diversas formas de amor: amor ágape, amor philia, amor eros, amor conjugal, amor parental, amor-companheirismo, amor-cuidado. Nomeando-as, os autores situam-nas em planos que se complementam, explicitam o que é peculiar a cada uma e favorecem a tematização do que é vivenciado.
O leitor seguirá conduzido por dois olhares: o bíblico-teológico (através do Antigo Testamento, dos relatos evangélicos, das cartas de Paulo, das cartas joaninas) e o filosófico (segundo a perspectiva de Emmanuel Levinas, Paul Ricoeur e Xavier Lacroix).
João Luiz e Nilo Ribeiro, como professores universitários, desejam, ainda, aguçar a curiosidade dos leitores, em especial dos jovens, suscitando não só a reflexão e a pesquisa sobre o tema, como também o cultivo, a vivência e a partilha do amor em suas mais variadas formas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!