terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Quaresma: tempo de solidão acompanhada


Muitas vezes quando falamos no tempo da Quaresma nos vem à mente tempo de penitência, sacrifícios, jejuns, enfim, tudo aquilo que nos remete a algo triste, difícil e sério; e não pensamos na Quaresma como “Kairós”= tempo de graça.
Os textos dos evangelhos nos dizem que Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto durante quarenta dias e lá foi tentado. Conduzido pelo Espírito para ser tentado? Isso mesmo! Parece algo contraditório, paradoxal, mas muitas vezes em nossa vida o Espírito Santo nos conduz por caminhos que não planejamos, para nos mostrar que dentro de nós existe uma força que nem imaginamos.
Assim também é a vocação. Quando começamos a sentir, escutar e perceber que Deus nos chama para seguir seu Filho Jesus, parece que um vazio, uma solidão toma conta da gente. Mas aos poucos nos damos conta que mesmo sentindo medo e resistências, não estamos sozinhos no caminho, é aí que experimentamos uma fascinante aventura interior que se chama “Solidão acompanhada”.
Muitas vezes os que estão ao nosso lado no dia a dia não veem, não escutam e não entendem, mas nós sentimos que ao nosso lado, ali está Ele, o Espírito Santo que move nossa vontade para as coisas de Deus, da Igreja, para uma vida de mais oração. E aos poucos a oração pessoal silenciosa vai se tornando uma profunda experiência de Intimidade com o Outro, que é o Amado de nossa vida. 
Portanto, se você já sentiu isso, aproveite este tempo de Quaresma e deixe-se acompanhar neste caminho pelo Mestre que deseja estar com você no deserto da vida, Ele é o único que pode preencher toda sede humana.
Procure um sacerdote, uma religiosa ou alguém de sua confiança e fale de seus medos e desejo de seguir Jesus mais de perto, pode ser que Ele esteja lhe chamando, basta você atender a esta Chamad@!
Ir. Fabíola Medeiros, fsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!