segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Bento XVI convida os jovens a usarem bem as redes sociais!


Bento XVI convidou todos os católicos, e muito especialmente os jovens, a utilizar as redes sociais para dar testemunho da fé. Na sua mensagem por ocasião da Jornada Mundial das Comunicações Sociais, aproveitou a ocasião para reiterar o convite para a próxima Jornada Mundial da Juventude de Madrid, que deu como exemplo de bom aproveitamento das “vantagens das novas tecnologias”.

As redes sociais colocam “ao nosso alcance metas até há pouco tempo impensáveis”, “permitem que as pessoas se encontrem para além dos confins do espaço e das próprias culturas”. Em definitivo, são “parte integrante da vida humana”.

Sobre as redes sociais disse ainda que propiciaram uma transformação cultural, tal como o fez a revolução industrial: “a informação já não se reduz apenas a uma troca de dados, mas corresponde ao desejo de partilhar, de dialogar, de intercâmbio e criam-se relações positivas”.

Dar testemunho coerente:
“Comunicar o Evangelho através de novos meios significa não só inserir conteúdos declaradamente religiosos nas plataformas, mas também testemunhar com coerência, no próprio perfil digital e no modo de comunicar, escolhas, preferências, juízos que sejam profundamente coerentes com o Evangelho, mesmo quando não se fale explicitamente dele.”

Como qualquer instrumento, realçou que a questão está no uso que se faz dele: “Usados sabiamente, podem contribuir para satisfazer o desejo de sentido, verdade e unidade que permanece a aspiração mais profunda do ser humano”. Ao mesmo tempo, recordou que “o contacto virtual não pode nem deve substituir o contacto humano directo (…) por isso continuam a ser fundamentais as relações humanas directas para a transmissão da fé”.


Um exemplo claro: a página do Facebook da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Poderia dizer-se que a JMJ de Madrid, é “a Jornada das redes sociais”. Nelas se cozinham os preparativos para a próxima Jornada, e se percebem as oportunidades que oferecem as novas tecnologias. A página do Facebook da JMJ serve para muitos grupos de pessoas que estão para vir a Jornada de diversos países se vão conhecendo, partilhando as suas dúvidas e, em alguns casos, animam-se a realizar outras atividades juntos, como percorrer o Caminho de Santiago depois da Jornada.

Até hoje, a página oficial da JMJ no Facebook conta com 214.500 seguidores de diversas nacionalidades. Estão disponíveis páginas da JMJ em 20 línguas (castelhano, inglês, árabe, chinês, filipino, vietnamita, …), na sua maioria administradas por voluntários. A JMJ também tem uma página no Tuenti, a rede social espanhola por excelência, que conta com mais de 10.625 seguidores, e no Twitter com 1.375 seguidores. Os últimos perfis criados foram no Orkut, a rede social do Google utilizado por 53,94% da população brasileira; Mixi, a mais importante do Japão e Vkontakte na Rússia. 



----------------------------------------------------------------------
Para mais informações sobre a Jornada Mundial da Juventude 2011, acesse o site oficial: http://madrid11.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!