domingo, 2 de janeiro de 2011

Festa dos Reis

"Nós vimos a sua estrela  no Oriente..." 
(Mt 2, 2)

Celebramos hoje, na Igreja do Brasil, a festa da Epifania ou Festa dos Reis Magos. No Brasil celebramos essa festa na liturgia do primeiro domingo após o 1º de ano mas, em muitos lugares do mundo, se celebra no dia 06 de janeiro. 






O Evangelho de Mateus, em 2, 1-12, relata a história dos Magos do Oriente que vem uma estrela no céu, interpretada por eles como o sinal do nascimento do Messias e eles vão até o Menino para adorá-lo e oferecer-lhe presentes

Nos apócrifos - obras do século I e II da era cristã que preenchem lacunas sobre a vida de Jesus e de outros personagens importantes do Novo Testamento - revelam detalhes da cena em que os Reis Magos (ou Sábios) estão diante do Menino Jesus. 




Conta a história que um anjo teria revelado a Melquior, rei da Pérsia, a Baltazar, rei da Índia, e a Gaspar, rei de um outro país árabe, que havia a relação entre a estrela-guia e o Messias, chamado Jesus. Após o aviso do anjo, os três viajaram, por nove meses, até Belém. 


Dar presentes era um costume oriental; assim, os Reis Magos ofereceram, ao recém-nascido Jesus, ouro, incenso e mirra. O incenso simbolizava a sua essência divina;  o ouro a sua realeza; a mirra a sua essência humana. Ademais, esses presentes expressavam as idades do ser humano: a juventude e a fecundidade do trabalhador; a maturidade e a firmeza do guerreiro; a experiência e a sabedoria do sacerdote.





Os Reis Magos ouviram um anjo, em sonho, aconselhá-los a que retornassem as suas nações, de tal maneira que excluíssem Jerusalém e Jericó de suas rotas, caso contrário o menino Jesus poderia ser morto pelo Rei Herodes. Novamente uma estrela os guiou. 


No século IV, as Igrejas do Oriente celebravam, em 6 de janeiro, a festa do nascimento de Cristo e a Adoração dos Reis Magos; nas Igrejas do Ocidente, o nascimento era celebrado em 25 de dezembro. Posteriormente, ambas as Igrejas passaram a celebrar as duas datas: em 25 de dezembro, a Natividade, e em 6 de janeiro, o Dia dos Reis Magos ou Dia dos Santos Reis.

(Fonte: Livro: DATAS COMEMORATIVAS - Cívicas e Históricas, Paulinas Editora, 2008)



Música: Ouro, Incenso e Mirra
Cd: O melhores momentos - Pe. Zezinho, scj
Vídeo: You Tube

"Ao verem de novo a estrela, os magos ficaram radiantes de alegria... Ajoelharam-se diante dele, e lhe prestaram homenagem. Depois abriram seus cofres, e ofereceram presentes ao menino: ouro, incenso e mirra." 
(Mt 2, 10-11)

Neste novo ano não percamos de vista a Estrela Guia. Ela nos leva a Jesus, razão de nossa verdadeira alegria e a quem desejamos oferecer os presentes mais preciosos que temos em nossos cofres. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!