quinta-feira, 26 de abril de 2012

Gráfica de Paulinas recebe a visita de duas escolas


Vindas de Jundiaí, interior de São Paulo, duas escolas visitaram a “Fábrica dos Sonhos” e mergulharam no mundo fantástico dos livros, nesta terça-feira, 24 de abril.


Eram dois Colégios da Rede Vicentina de Educação: Colégio São Vicente e Colégio Francisco Telles. Ao todo somavam 56 crianças do 5º e 6º ano. Todos tiveram a oportunidade de assistir a um DVD que explica, além do processo de fabricação do livro, a história do surgimento da escrita e do papel.

Na gráfica os colaboradores explicavam a função de cada máquina por onde passa o livro. Primeiramente na montagem dos fotolitos e revelação das chapas para impressão, depois o processo de corte e a impressão. Então as folhas impressas seguem para o acabamento, onde são dobradas formando os cadernos; esses cadernos são alceados para então serem ou costurados ou broxurados ou grampeados e, por fim, recebem a capa e são refilados, e saem prontinhos para seguir para a expedição de onde partem para muitas livrarias no Brasil e no mundo.

A visita concluiu-se na Livraria Paulinas. Onde as crianças puderam ver e tocar nos livros já prontinhos. E com certeza, a partir de agora, depois de verem quanto empenho existe por trás da produção de um livro, o valorizarão muito mais!   

Confira mais algumas fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!