terça-feira, 12 de outubro de 2010

" Viva Mãe de Deus e Nossa!"

Celebramos hoje uma das mais importantes festas marianas do povo brasileiro. É o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil!



Milhares de romeiros, de diversos lugares do país, se dirigem a Aparecida, cidade do interior de São Paulo, onde se encontra o Santuário da Mãe Aparecida, a fim de agradecer, de pedir, de louvar a mãe de Deus e estar em sua casa. Muitos ainda, simples e humildes vão até o santuário, simplesmente para dizer como na canção de Renato Teixeira, "como eu não sei rezar, só queria mostrar, meu olhar, meu olhar, meu olhar....". 




Mas você conhece a história de como se deu essa aparição de Nossa Senhora aqui no Brasil? Vamos contar um pouco dela para você:

"Foi em meados de 1717, quando o governador das províncias de São Paulo, D. Pedro de Almeida, foi visitar a Vila de Guaratinguetá, que solicitaram aos pescadores que trouxessem peixes para o almoço. Os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves não conseguiam pescar nada no Rio Paraíba, então foram até o Porto Itaguaçu. João Alves ao lançar a rede ali foi surprendido, por que "pescou" uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, porém sem a cabeça. Ao lançar a rede pela segunda vez pescou a cabeça da imagem. E, para a alegria dos pescadores, quando a cabeça e o corpo se juntaram os peixes começaram a pular na rede, em abundância. 
O surgimento dessa imagem de Nossa Senhora a esses simples pescadores mudou a vida daquele povo e acendeu-lhes o dom da fé.
A imagem de Nossa Senhora permaneceu na família de Filipe Pedroso durante 15 anos, nos quais a vizinhança se reunia para rezar. Muitos milagres aconteceram pela intercesão de Nossa Senhora, que  logo passou a se chamar "Aparecida". A notícia se espalhou por todo o Brasil, o que atraia devotos de diversos lugares.
Logo se construiu um oratório depois, com a ajuda do vigário de Guaratinguetá, uma capela. Em 1884 foi iniciada a construção de uma igreja maior - atual Basílica Velha -, inaugurada em 1888.
Os padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas chegaram à vila em 1894 para atender os inúmeros romeiros que iam até lá.
A 8 de setembro de 1904, a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi coroada solenemente pelo bispo de São Paulo, D. José Camargo Barros. Em 1928 a vila que se formara ao redor da Igreja, no alto do morro dos Coqueiros, se tornou município, ou seja, a cidade de Aparecida do Norte.
A atual Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, que começou a ser construída em 1955, foi consagrada no dia 4 de julho de 1980 pelo papa João Paulo II, em sua primeira visita ao Brasil."




“Viva a Mãe de Deus e nossa / sem pecado concebida! / Viva a Virgem Imaculada, / a Senhora Aparecida!”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!