quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O mês dedicado às vocações!

Deus, nosso Pai de bondade, nos dá a graça de iniciar mais um mês. E este mês é todo especial para nós, católicos, pois dedimo-nos a rezar e pedir, com mais intensidade pelas vocações!

Quando falamos em vocação, podemos pensar que se trate de vocação somente para ser padre, monge, freira, etc. Mas isso não é verdade, a vocação religiosa é uma parte, como nos explica o Frei Carlos Mesters:
"Existe uma vocação básica mais geral que abarca e fundamenta todas as outras vocações. Eu sou Carlos. você é Maria, João, Raquel, Alberto. A vocação básica de cada um de nós é ser o que somos: ser Carlos, ser Maria, ser João, Raquel, Alberto. Todos nós somos seres humanos. Nossa vocação básica e principal é ser humano. Quando falamos em vocação cristã ou vocação religiosa, não podemos esquecer esta vocação básica de sermos uma parte da humanidade. Não se constrói um prédio começando com o terceiro andar. Não dá certo."


Por isso, nesse mês de agosto, na Igreja do Brasil, nós refletimos e rezamos por todas as vocações. Isso acontece da seguinte maneira:
1ª semana: a vocação para o ministério ordenado: bispo, padre e diácono
2ª semana: vocação da família, que se inicia com a celebração do Dia dos Pais
3ª semana: vocação para a vida consagrada religiosa: irmãs e irmãos religiosos e os consagrados seculares
4ª semana: vocação leiga: todos os que se dedicam aos ministérios e trabalhos na comunidade.

Uma oportunidade única para você, jovem que ainda não pensou nisso, refletir, conhecer e buscar qual é a sua vocação. E também, a você que já se encontrou na sua vocação, rezar, agradecer por tão grande dom e pedir ao Senhor da messe por todos os vocacionados (as).


Um comentário:

  1. Ciara Oliveira03/08/2011, 14:00

    Boa tarde, Meninas! Mês de agosto, mês das vocações, também acontece aqui em minha cidade a festa de nossa padroeira, Nossa Senhora do Bom Conselho, talvez por isso, minha sensibilidade esteja mais aflorada.É um tempo que suscita especialmente em mim o sonho do mundo novo, onde os pobres de Deus terão voz e vez!Claro que esse mundo novo só acontece quando botamos a mão na massa e nos jogamos naquelas águas profundas e que muitas vezes mete medo. Queremos um Reino de justiça, amor... mas não queremos nos comprometer, nos despir da nossa tranquilidade, vida boa, sossego. Melhor fechar bem os ouvidos e seguir com nossa vidinha pacata sem maiores consequências. Será?Deus chama cada pessoa de maneira única, amorosamente e continua chamando diariamente,em qualquer vocação.Somos livres e capazes de perceber o que nos completa e nos faz verdadeiramente felizes.Pra mim, não há felicidade longe de Deus e da minha contribuição na construção de um mundo melhor! Meu abraço fraterno!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!