sexta-feira, 26 de novembro de 2010

FESTA DO BEM AVENTURADO TIAGO ALBERIONE

Em alguns momentos da história Deus escolhe pessoas para serem suas ferramentas na construção de grandes obras que revelam a grandeza do amor que tem pela humanidade. Tiago Alberione foi um desses escolhidos. Foi um pincel nas mãos do artista, como ele mesmo se definiu.



Celebramos hoje na Igreja a memória do Bem-Aventurado Pe. Tiago Alberione, fundador das Irmãs Paulinas, de mais quatro congregações religiosas: Padres e Irmãos Paulinos, Discípulas do Divino Mestre, Irmãs Pastorinhas e Irmãs Apostolinas. Também fundou quatro institutos de vida secular consagrada: Jesus Sacerdote, Santa Família, Nossa Senhora da Anunciação, São Gabriel Arcanjo. E ainda os Cooperadores Paulinos. Dez instituições que juntas compõem a Família Paulina, unidas pela mesma espiritualidade centrada em Cristo Mestre Pastor, Caminho, Verdade e Vida.


A história de Pe. Tiago Alberione é marcada pela simplicidade e pela fé. Nasceu em 4 de abril de 1884 em São Lourenço de Fossano (Cuneo – Itália). Quinto filho de uma família de pobres agricultores. Teve sempre uma saúde muito frágil, o que preocupava sua mãe e a levou a consagrá-lo a Nossa Senhora das Flores.



Berço de Alberione


A primeira iluminação divina que recebeu em sua vida foi aos 6 anos, quando, na escola, respondeu à professora Rosina Cardona que queria ser padre. Demonstrava ser alguém sensível à vontade de Deus e de caráter firme nos estudos e nas atitudes desde muito cedo. Diferente de seus irmãos, que tiveram que abandonar os estudos para ajudar na roça, Tiago persistiu inspirado pelo desejo de ingressar no seminário. Isso aconteceu com um pouco de sacrifício de sua família e o incentivo de seu pároco. Ingressou no seminário menor de Brá em 1896, onde permaneceu até 1900, quando foi demitido por motivos não conhecidos, mas acredita-se que seja por leituras impróprias para seminaristas.
Depois de um tempo de crise e de discernimento ingressou no seminário de Alba, no mesmo ano.



No momento histórico, da passagem do século XIX para o XX brilhou sobre ele uma luz que reorientou a sua vida. Após a missa solene da meia noite houve, na catedral de Alba, uma noite de vigília e adoração ao Santíssimo, da qual os seminaristas podiam participar. Ele ficou diante de Jesus umas quatros horas e assim ele descreve a experiência daquela santa noite:


”Uma luz especial veio da Hóstia, compreendeu melhor o convite de Jesus: ‘Vinde a mim todos...’....Sentiu-se profundamente obrigado a preparar-se para fazer algo pelo Senhor e pelos homens do novo século com os quais viveria. Teve a percepção bastante clara do seu nada, e ao mesmo tempo sentiu: ‘Estarei convosco até o fim dos séculos’ na Eucaristia, e que em Jesus Hóstia podia-se conseguir luz, alimento, conforto, vitória sobre o mal.”

A partir disso todo seu empenho no seminário consistia em preparar-se para aquilo que o Senhor pediria dele. Ordenou-se sacerdote em 29 de junho de 1907. Seu trabalho na diocese foi intenso: professor e diretor espiritual no seminário, pároco, envolvido em congressos sociais e de catequese. Todos os assuntos o interessavam, mas olhava para tudo com a lente que é Jesus Cristo.


A partir de 1914 iniciou-se o período de fundação das congregações. e institutos O carisma doado a ele, pela ação do Espírito Santo, era o de VIVER E COMUNICAR JESUS CRISTO COM OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. Pe. Alberione compreendeu logo que a obra não era sua, mas da vontade de Deus: “Deus quer esta obra que é sua. A vontade de Deus se cumpriu apesar da miséria de quem devia ser seu instrumento indigno e incapaz”. E tudo o que é de Deus permanece, cria raízes, se consolida no tempo e na história. Pe. Alberione partiu para o céu no dia 26 de novembro de 1971 e foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 27 de abril de 2003.


Ele, porém, continua vivo, em todas as partes do mundo, onde estão presentes os membros da Família Paulina que comungam de seu grande ideal: viver e comunicar Jesus Cristo com os meios de comunicação.




Que o Bem Aventurado Tiago Alberione olhe por todos os jovens que buscam o querer amável de Deus para suas vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!