quinta-feira, 30 de agosto de 2012

IV Formação e Missão Vocacional em MG

O GRAV (Grupo de Reflexão e Animação Vocacional) da CRB – Regional de Belo Horizonte, promoveu nos dia 24, 25 e 26 de Agosto a IV Formação e Missão Vocacional, acolhida pela Paróquia São Sebastião e São Vicente de Paulo no Bairro Copacabana da capital mineira. O tema deste ano foi: “Família, berço de toda vocação”, sob o lema: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24,15). Nestes três dias estiveram presentes 23 religiosos e formandos de diversas Congregações hospedados por famílias da comunidade.

Da Esq. para dir: Ir. Roberta e demais participantes
Dia 24, Sexta-feira à noite, houve a Missa de Abertura, convocando toda a Paróquia a envolver-se ainda mais mediante a presença e a oração nas atividades que ali iriam ser realizadas.

Ir. Heládio membro da Congregação dos Irmãos de Nossa Senhora de Lourdes conduziu dois encontros durante o dia 25 (sábado), um pela manhã com os religiosos e outro à tarde com as famílias. Os paroquianos marcaram grande presença. Duas famílias durante a formação partilharam a experiência de ter seus filhos consagrados a Deus. Falaram sobre o processo de acolhimento da vocação dos filhos que se deu aos poucos, até por fim perceberem as mãos de Deus que tudo conduziu e o quanto seus filhos são felizes por atenderem ao chamado. Às 17h teve início a “Missa das Crianças” com a presença do Palhaço Pipoca que tocou sua flauta, conversou especialmente com os pequenos e divertiu muito a Assembléia. Às 20h teve início o “Furdunço da Juventude”. Momento de encontro e animação com os jovens da Paróquia, com oração, música, dança, apresentação de talentos e exposição vocacional.
 Por fim o domingo, dia de colocar-se dois a dois e ir ao encontro das famílias. Levar os ouvidos e o coração, a oração e a paz, mas principalmente a Palavra. No anseio de que cada vez mais as pessoas abram-se à “cultura vocacional”. Cada religioso ou formando foi acompanhado por um jovem envolvido com a Paróquia. Portas abriram-se para acolher os missionários com grande alegria e partilha. Outras por diversos motivos não... Sinal de ainda há terrenos para serem preparados à Palavra. Entretanto, os missionários perceberam que mesmo nestes momentos a graça de Deus também acontece. Porque mais do que levar foi uma oportunidade de receber e aprender com as experiências vividas durante aqueles dias de formação e missão.
A Missa de Encerramento foi marcada por uma liturgia viva, alegre! Presidia pelo Pároco, Pe. Joel. Os jovens, após o momento da comunhão, prestaram uma belíssima e emocionante homenagem aos religiosos com música e presenteando-os com lindos girassóis. Gesto repleto de significado: Assim como esta flor volta-se em direção ao sol, cada um de nós devemos nos voltar para o Cristo, Sol que dá sentido ao chamado.
A equipe do Gravo e os religiosos participantes retornaram às suas comunidades profundamente agradecidos a Paróquia São Sebastião e São Vicente de Paulo, que junto à pessoa do Pe. Joel vivem profundamente o seu projeto e lema: “Acolhedora e fraterna” em cada gesto e detalhe. Os laços ali estreitados entre os religiosos e as famílias estarão sempre atados em Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!