sábado, 21 de agosto de 2010

Ação de Graças

Ir. Elizete partilha conosco sua Ação de Graças, proclamada na celebração eucarística de sua Profissão Perpétua:

"Em meu coração brota a certeza de que “mesmo que alguém fosse o mais perfeito dos homens, mas se lhe faltasse a verdadeira sabedoria, que só provém de Deus, ele nada valeria” (Sb 9,6).
Hoje vivo a alegria não só de nascer para a uma vida nova, mas de deixar que a vida se revele em meu ser da mesma forma que Maria, ao proclamar o seu Sim a Deus permitiu que o seu Projeto se realizasse, mesmo em meio à impossibilidade humana. Pois se para Deus “nada é impossível” não posso jamais duvidar de que “encontrei graça diante de d’Ele” (Lc 1, 30), para que eu seja no mundo um sinal de seu Amor e de sua Misericórdia.
Sou profundamente grata a Deus que me chamou à vida, que me proporcionou crescer numa família cristã que me ajudou a cultivar os valores da fé, da solidariedade e do amor.


De modo especial, expresso minha gratidão a Deus por celebrar o meu SIM neste mês dedicado às Vocações, de particularmente no dia em que celebramos o dom especial da paternidade. Recordo com alegria o dom e a graça de ter tido um pai que contribui fortemente com a minha vocação religiosa. Agora contemplando a Glória do Senhor, tenho certeza que participa comigo, de forma íntima e particular, desta minha entrega definitiva a Deus. A minha mãe Inês, que com sua fé, coragem e sabedoria soube me ajudar a fazer essa entrega de vida. E a cada um dos meus irmãos pelo incentivo e carinho. Louvo e agradeço ao Senhor pelo dom da família!
Sou grata a Deus pelo dom da Vocação Religiosa Paulina. Como Religiosa, assumo viver o caminho da Caridade como único a ser percorrido. Desse modo, assim como o Coração de Jesus é grande, essa mesma magnanimidade deve se fazer presente em minha vida e caminhada. Pois assim como são Paulo, podemos ter certeza de que “o amor de Deus foi derramado em nossos corações” (Rm 5,5) e agora me resta saber cultivá-lo de maneira serena e madura!
A cada membro da minha Congregação Religiosa, Pia Sociedade Filhas de São Paulo, Irmãs Paulinas, a minha eterna gratidão, por me ajudar a assumir com amor, responsabilidade e alegria a missão de Evangelizar através dos meios de Comunicação, seguindo o exemplo fiel do Bem-Aventurado Tiago Alberione e de Irmã Tecla Merlo.
Ao unir-me para sempre a Cristo sinto que minha fé se alimenta pelas seguintes palavras do Senhor: “Quem fica unido a mim, e eu a ele, dará muito fruto...” (Jo 15, 5). Esta é a certeza que nasce da intimidade com o Mestre me faz compreender que a comunhão com a Videira nos torna sempre mais fecundos e capazes de assumir a vida em plena união com o Pai. Estou certa de que compreender a fecundidade na dimensão da fé é confiar que jamais seremos estéreis se permanecermos plenamente com Cristo.
Sentir meu coração vibrar de alegria é o mesmo que permitir que Deus continue agindo na minha história por meio da graça que Ele nos concede como consagrados: gerar vida. Hoje compreendo melhor o que significa a maternidade e a paternidade espiritual, porque experimento que a essência desse dom ultrapassa o aspecto biológico e nos permiti exercer a missão de sermos “mães” e “pais” da humanidade que clama por gestos concretos de responsabilidade, de amor e de justiça.
Às vezes os desafios pareciam serem desproporcionais com minhas capacidades. As limitações pareciam ganhar visibilidade nos momentos mais exigentes. Contudo, a fé no chamado de Jesus me fez renovar cada dia esta certeza: “Não tema, eu estou com você!”. Em cada experiência pude sentir que a graça de Deus supera toda fraqueza humana.
Sempre tive o desejo de encontrar algo que fosse duradouro, sincero e que me desse à oportunidade de viver com intensidade cada momento de minha vida. Hoje, proclamo que encontrei definitivamente o sentido e a razão de ser: Viver e Comunicar Jesus Mestre Caminho, Verdade e Vida, percorrendo o exemplo de amor e fidelidade do Bem-Aventurado Tiago Alberione e Ir. Tecla Merlo. No decorrer de treze anos de caminhada e formação para este SIM definitivo posso afirmar que de fato encontrei o verdadeiro lugar para depositar o meu tesouro: dedicar-me para sempre ao anúncio do Evangelho!


Resta-me agora confiar plenamente a Deus e pedir a cada um e uma de vocês aqui presentes que rezem não apenas por mim, mas também por todas as vocações que o Senhor suscitar nesta comunidade. Peço a Trindade Santa que me ajude a viver com Sabedoria, Fortaleza e Discernimento e que cada dia eu possa aprender a ser sempre mais “feliz, fiel e fecunda” na vida e na missão que o Senhor me confia.
Minha gratidão a todos, em Cristo estaremos sempre unidos!"

Ir. Elizete, fsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!